SP-Arte/Foto chega a sua 9ª edição com mais de 400 obras e lançamentos de 11 títulos de fotógrafos

O que é? 9ª edição da SP–Arte/Foto, principal feira de fotografia da América Latina.

Quais são as galerias? Ao todo participam da feira este ano 31 galerias de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Qual o tema da feira?  São mais de 400 obras expostas durante os três dias de evento que também traz lançamentos de 11 títulos de fotógrafos e Talks|Foto: Reflexões que, em parceria com a revista ARTE!Brasileiros, promove uma série de encontros que debatem o papel de destaque que a fotografia vem obtendo em bienais, feiras e como objeto do pensamento acadêmico.

Período de visitação: De 20 a 23 de agosto de 2015.

img1

Montagem / Divulgação

Nos séculos XX e XXI a fotografia se consolidou como um dos principais suportes da arte. A câmera fotográfica, como o pincel, se converteu em ferramenta indispensável de expressão para muitos artistas. Como define a clássica frase de Cartier Bresson: “Fotografar é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração”.

img2

Montagem / Divulgação

Neste final de semana a fotografia, seja em sua vertente moderna, contemporânea ou vintage, ganha o centro expositivo do Shopping JK Iguatemi durante a SP-Arte/Foto. Comandada por Fernanda Feitosa, a feira revela em sua nona edição a tendência do mercado para a publicação de fotolivros concebidos como verdadeiras obras de arte e traz obras dos principais nomes da fotografia, dos consagrados às revelações. Obras de fotógrafos de renome, nacionais e estrangeiros, como Ballester, Thomas Hoepker, Candida Höfer, Koudelka, Martin Parr, German Lorca, ainda ativo, aos 93 anos, e Julio Bittencourt poderão ser vistas por lá.

img4

Sarah Meister

A feira receberá para o Talks|Foto: Reflexões a curadora do Departamento de Fotografia do MoMA (Museum of Modern Art), Sarah Meister, e a autora e curadora brasileira, Georgia Quintas, e ainda serão lançados durante o evento onze títulos de fotógrafos, entre eles, “Serra do Amolar”, com imagens registradas por Sebastião Salgado e “A Grande Seca”, de Ronald Ansbach, além de “Cactoceae”, de Cláudia Jaguaribe, “Carta a Larraín, Valparaíso”, de Pio Figueiroa, “Hominini”, de Lucas Lenci e “Motobaik”, de Cristian Rodríguez.

Paulo Varella1227 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password