Virada sustentável e artística

Qual o evento? 5ª edição da Virada Sustentável de São Paulo

Sobre o evento: A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade e neste ano está composta por mais de 700 atrações que propõem uma visão ampla, positiva e inspiradora da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente, economia verde, entre outros.

Quando: De 27 a 30 de agosto de 2015.

Engana-se quem pensa que a 5ª edição da Virada Sustentável está composta apenas por feiras de produtos veganos, aulas abertas de yoga e roda de conversa sobre hortas sustentáveis. O evento terá tudo isso, mas sua programação também está repleta de opções para os amantes das artes com exposições, peças de teatro e cinedebates que nos fazem repensar sobre o modo de viver e ocupar o meio urbano, produzir e consumir alimentos e nossa forma de conviver com o outro.

Nesta temática o destaque fica para a exposição “7 bilhões de outros” – 6 mil entrevistas, filmadas em 84 países: de um pescador brasileiro a um comerciante chinês, de um artista alemão a um fazendeiro afegão, todos responderam as mesmas perguntas sobre seus medos, sonhos e esperanças. 45 perguntas que nos ajudam a descobrir o que nos separa e o que nos une-, e para o documentário “Bike vs Carro”, que mostra as relações nem sempre amigáveis entre ciclistas e motoristas de carro no dia a dia das grandes cidades.

img1

Na temática de ocupação do espaço público e direito à cidade acontecerão ainda diversas atividades e conteúdos propostos por coletivos e projetos de transformação urbana de São Paulo e de outros países como a exposição de “placemaking”, cinedebates e oficina de grafitti para a terceira idade. Podemos citar ainda a exposição fotográfica, trazida pelo Consulado Francês, “60 Soluções para as Mudanças Climáticas”, a ação do coletivo Floresta Urbana que vai utilizar um paredão de 100m, no Largo da Batata, para uma instalação que integrará graffiti e cinema e resultará em um telão público que será entregue como presente à cidade, o Cinema Verde.

img2

Com a preocupação constante de não se restringir ao centro, a Virada Sustentável ocupa ainda os extremos Sul e Leste da capital com diversos grupos locais. A programação nos bairros de Parelheiros, Grajaú e adjacências revela as riquezas culturais e naturais da região com o sarau “Sobrenome Liberdade”, mostra de teatro com a Cia. Humalada e a exibição do documentário “Sabotage: Maestro Do Canão” (2015), de Ivan 13P. Já a zona leste contará com oficinas de PinHole, exibições de filmes, discotecagens, shows, rodas de conversas e o tradicional encontro de grafitti “Arte e Cultura na Kebrada”, fechando as atrações e conteúdos especiais da Virada Sustentável.

 

Paulo Varella1474 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password