Design: Todd Bracher – A essência das coisas

Quem é o artista? Todd Bracher
O que vai ter na exposição? Peças entre mobiliário, utensílios de cozinha e luminárias, além de painéis fotográficos e vídeos.
Até quando? 21 de outubro

Pela primeira vez na América Latina, o MCB apresenta o trabalho de jovem expoente do design internacional

Ao reforçar sua vocação em apresentar diferentes caminhos do design contemporâneo, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, expõe entre os dias 23 de agosto e 21 de outubro, a produção do designer americano Todd Bracher.  

Todd Bracher – A essência das coisas conta com patrocínio da home store Etna, e serão apresentados peças entre mobiliário, utensílios de cozinha e luminárias, além de painéis fotográficos e vídeos  com imagens referentes ao processo criativo e a reflexões de origem formal de seus  projetos.Tanto a curadoria como a montagem foram idealizadas pelo alemão Albrecht Bangert, reconhecido internacionalmente por diversas exposições na área do design. O projeto expositivo de Bangert contará com grandes reproduções fotográficas em papeis de parede que remetem à atmosfera do estúdio de Todd Bracher em Nova Iorque. A exposição, idealizada pelo Museu em parceria com o BOOMSPDESIGN, será apresentada pela primeira vez na América Latina.

Elaborada em cooperação com o próprio Todd Bracher, a mostra busca confrontar o prédio histórico do museu com imagens e estruturas modernas. “A idéia da exposição é de criar no prédio do museu um “frame” similar ao mapa de um site. O visitante poderá ‘navegar’ pelas informações e peças de arte e design” explica Bangert.

“Eu não quero ser reconhecido, lembrado ou classificado como designer – e nem como artista. Eu não gosto de títulos, eu não gosto de ser norte americano, ser estrangeiro, eu não quero ser nada. Eu quero ser um indivíduo e é sobre isto a exposição. É como uma pessoa pensa de forma individual e interpreta o mundo com arte, com design, desenhando, escrevendo música, é sobre interpretação. É isto que é definido por arte e design”, diz Bracher.

O trabalho de Todd Bracher é marcado por extrema simplificação formal com sofisticadas soluções técnicas e pode remeter às criações elaboradas pelo bom design moderno. Seus móveis e objetos são produzidos por empresas como Zanotta, Fritz Hansen, Cappellini, Georg Jensen, Mater and Habitat, entre outras. Suas criações, já receberam prêmios como o Design 21 Award, concedido pela Unesco em 2001; o I.D. Design Award, em 2001 e 2004; o Best Debut Design Brand’, pela Wallpaper em 2007 e recentemente o Best New Designer pela International Contemporary Furniture Fair.

______________

Todd Bracher

Todd Bracher formou-se em 1996 em desenho industrial no Pratt Institute, em Nova York, e se se especializou em design de interiores e de móveis na Danmarks Designskole, em Copenhagen. Enquanto estudava na Dinamarca, participou de diversas exposições e ganhou seus primeiros prêmios importantes: IDEE Design Award, Tóquio; I.D. Design Award, Nova York e o Promosedia Design Award, Udine, todos em 2000. Em 2001 fundou o Todd Bracher Studio e, entre 2001 e 2003, foi Designer Sênior do Studio Giorgio Marianelli, em Milão. Na Europa trabalhou como “senior designer” da Tom Dixon, desenhou para Jaguar e recentemente foi contratado como diretor criativo da renomada empresa escandinava Georg Jensen.

Albrecht Bangert  é arqueólogo, historiador e PhD em História da Arte pela Universidade de Munique. Reconhecido internacionalmente pela curadoria de diversas exposições na área do design, Bangert é fundador da editora Bangert Verlags, especializada em publicações sobre design e arte contemporânea, é também diretor do Studio Bangert, que desenvolve projetos de exposições e livros para artistas, arquitetos e designers como Andrée Putmann, Ettore Sottsass, Karim Rashid e outros. (fonte: site boomspdesign)

A partir de 25 de agosto, a Etna exibirá, em sua loja Berrini (Av Dr Chucri Zaidan, 281), instalação exclusiva com imagens do projeto além de oferecer aos seus clientes peças da home store selecionadas pessoalmente pelo designer, que transmitem seu estilo contemporâneo e inovador.

______________

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O MCB, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dedica-se às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e que este ano comemora sua 26ª edição.

Sobre a Etna

Tudo para sua casa em um só lugar. É isso que propõe a Etna com sua grande variedade de móveis, objetos de decoração, cama, mesa e banho, tapetes e cortinas, iluminação e utilidades. Fundada em 2004, a home store tem sede em São Paulo e soma 15 lojas no País, das quais três na Grande São Paulo – Berrini, Marginal Tietê e Granja Viana –, além de unidades em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE). A Etna conta ainda com uma loja virtual (www.etna.com.br), que atende todo o território nacional com mais de 7 mil itens de seu vasto portfólio de produtos.

 

Equipe Editorial2217 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password