(Dis)placement no Rio

A mostra (dis)placement (deslocamento), chega ao Brasil, à partir do dia 8 de julho, e se instala no Espaço Jacarandá, na Villa Aymoré, na Glória. A exposição reúne mais de 20 trabalhos, entre pinturas,  fotografias, gravuras, poemas e  vídeos de 14 artistas internacionais de 10 nacionalidades, como: croatas, coreanos, australianos, americanos, brasileiros… A mostra foi criada a partir de um edital, onde artistas e escritores apresentaram seus trabalhos produzidos sobre o tema. (Dis)placementdivaga sobre o que é “ser estrangeiro”, abrangendo barreiras físicas e emocionais, como a dificuldade de se adaptar a novos ambientes e consequentemente sair da “zona de conforto”.

“Os trabalhos expostos sugerem, muitas vezes, diferenças culturais, de identidade pessoal em relação ao ambiente em que estão. Ou seja: o que é estar em casa, ter casa, encontrar casa…”, explica Gabriela Davies, idealizadora do projeto.

A exposição foi viabilizada através de um crowdfunding que angariou fundos – via internet – atingindo a meta de £10,000 (o equivalente a 45 mil reais), através de 58 doadores. Os mais de 50 trabalhos inscritos no edital foram selecionados por um grupo de 5 profissionais que atuam em diferentes ramos da arte. São eles: Goia Mujalli, artista plástica que está acabando seu mestrado em pintura na Royal College of Art, em Londres; Julia Clemente, marchand que trabalha na galeria White Rainbow, em Londres; Lucrecia Vinhães, diretora do Instituto Pipa; Sara Pearce, que atua como consultora de arte contemporânea; e Sarah Elson, além de diretora-fundadora do Launch Pad, plataforma que promove residências de artistas emergentes em Londres, criou o seu próprio prêmio de arte contemporânea, em Londres.

“Seguindo o próprio tema da exposição, acreditamos que seria interessante que ela viajasse para outros cantos do mundo, como o Rio de Janeiro”, finaliza Gabriela.

Sobre Gabriela Davies Desde que se formou na faculdade de Central Saint Martins (Londres) em Curadoria e Comunicação, em julho de 2016, Gabriela, 23 anos, organizou exposições com artistas jovens e emergentes, tanto em Londres quanto no Rio de Janeiro. Além do (dis)placement,  atua também como curadora e organizadora de eventos culturais na Villa Aymoré, na Glória, promovendo palestras e atividades de arte. Além disso, está finalizando mestrado em História da Arte na University College London, na capital Britânica.

 

Artistas em Exposição:

 

Alice Quaresma; brasileira; www.alicequaresma.com

Andrea Castilho; americana; www.andreacastillo.net

Angela Chen; chinesa; www.angelachen6.weebly.com/Dana Davenport; coreana; www.danadav.comIsmene King; grega; ismeneking.wix.com/artistportfolio

Jill Miller; americana; www.jillchristinemiller.com

Kalium Graves; australiano; www.kailumgraves.com

Kiriaki Hajiloizis; inglês; kiriakih.wix.com/kiriakih

Luiz D’Orey; brasileiro; www.ldorey.com

Manoela Medeiros; brasileira; www.manoelamedeiros.com

Marcia Thompson; brasileira; www.marciathompson.com

Marko Zubak; croata; www.markozubak.com

Mercedes Lachmann; brasileira; www.mercedeslachmann.com

Romain Dumesnil; francês; www.romaindumesnil.com

 

(DIS)PLACEMENT

Onde: Espaço Jacarandá na Villa Aymoré

Quando: 8 de julho a 4 de agosto de 2017

Horário de visitação: segundas à sabados de 13h às 18h

Endereço: Rua Ladeira da Glória, 16.  Glória. Tel: (21) 4136-1550

Entrada Franca

 

 

 

Paulo Varella1207 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password