O antigo Rio na Galeria Novocais/ RJ

 

 

O carioca vai ganhar um presente cultural a partir do dia 07 de outubro. Com 312m² e dois andares, a Galeria Novocais será inaugurada na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O local vai abrigar a mostra permanente “Porto Cidade – a memória do lugar”, que apresenta um recorte da história do Rio de Janeiro na Zona Portuária de 1800 a 1980. A exposição exibe grande retrospectiva histórica sobre a região, e suas transformações urbanas, com ênfase na sua dimensão humana apresentadas em mais de 600 imagens de variados acervos. Na abertura, a pianista Maria Teresa Madeira se apresenta ao ar livre numa homenagem ao músico Ernesto Nazareth. Maria Teresa é especialista na obra do compositor, tendo ganhado em 2012 o Prêmio da Música Brasileira da FUNARTE para gravar a obra integral do artista.

 

A evolução da região é apresentada numa grande instalação de fotografias do século XIX ao XX que faz um percurso em imagens passando pelo Porto, Morro da Providência, Morro da Conceição, Santo Cristo, Gamboa, Saúde e Centro. A estrutura metálica cobre a galeria até o segundo andar e abriga fotos de arquivo de importantes acervos, como do Instituto Moreira Salles (IMS), Museu da Imagem e do Som (MIS), Jornal O Globo, Jornal do Brasil, Arquivo Geral da Marinha e Biblioteca Nacional.  Além das fotografias, também serão expostos desenhos do artista Heitor dos Prazeres.

 

No mezanino dois importantes personagens da região serão homenageados: Ernesto Nazareth e Sebastião Pires. O compositor brasileiro Ernesto Nazareth, nascido no Santo Cristo em 1903, ganhou um espaço sob o título Nazareth Celestial.  São três salas dedicadas a música deste compositor genial, autor de “Odeon”, que apresentam gravações, vídeos, partituras, entre outros, e reverenciam a obra deste importante compositor carioca dotado de originalidade, e que transitou com maestria entre a música popular e erudita. O espectador poderá fazer uma imersão na obra do artista de forma interativa, podendo até executar suas composições por meio de partituras do compositor disponibilizadas para o público.  O músico, inclusive, foi escolhido através de votação pela internet como o nome do Parque Urbano situado ao lado do empreendimento onde fica a galeria, inaugurado em dezembro de 2016.

 

Já a sala Sebastião Pires – Em busca do tempo perdido, traz holofotes para um fotógrafo pouco conhecido do público, mas largamente conhecido no Morro da Providência e Morro do Pinto, que retratou de 1940 a 1970 os moradores desses lugares, o carnaval, as festas e o dia a dia. Até 2016, seu trabalho manteve-se a sombra, quando parte de seu acervo foi exibida no Museu de Arte do Rio (MAR), em instalação do artista Alexandre Sequeira, chamada de Constelação de Tião, com relatos de fotografados e suas recordações sobre o artista.

 

Para a arquiteta Ana Borelli, que assina a curadoria e a cenografia do projeto, a descoberta do material do fotógrafo era o que faltava para dar a dimensão completa da importância da história da região. “O registro do cotidiano do Morro da Providência pelo olhar de um fotógrafo da região, que também era morador do Morro do Pinto foi exatamente o que buscava para um recorte carregado de influências do entorno. Esta é uma exposição onde o espectador entrará numa viagem ao passado”, conta.

A nova galeria fica localizada no Santo Cristo, no térreo do Edifício Novocais do Porto, um espaço amplo com um lindo espelho d’água, que inspira eventos ao ar livre.  “A Galeria Novocais vem dar continuidade a uma estratégia de integração do Edifício Novocais do Porto com o seu entorno. Certamente trará ao carioca a oportunidade de ver uma abordagem inédita sobre a região, uma dimensão humana mais próxima do cotidiano das pessoas, trazendo à luz cenas inédita dos tradicionais bairros da Gamboa, Saúde e Santo Cristo em especial”, afirma Armando Iazzetta, Diretor de Investimentos do Empreendimento. A Galeria terá acesso gratuito de segunda a sábado, além de abrir espaço para agendas semanais de visitas guiadas, voltadas especialmente para escolas, e  grupos interessados pela história deste pedaço do Rio de Janeiro.

 

Sobre a curadoria – Ana Borelli é arquiteta, editora, cenógrafa, fotógrafa, diretora de arte e diretora criativa da Editora TIX e da IYÁ Produções Ilimitadas. Dirigiu o CAU – Centro de Arquitetura e Urbanismo entre 2001 e 2007, onde realizou mostras internacionais, curadoria e publicações. Também responsável por trazer o artista plástico argentino Luis Felipe Noé para expor uma retrospectiva de seu trabalho no MAM Rio, em 2011 e pela publicação Indio da Costa Ar como Arquitetura. Atualmente trabalha no livro /tributo ao paisagista Fernando Chacel, falecido em 2011, no livro Rio de Janeiro Perdido, no documentário sobre o Ed. Oceania, edifício emblemático da cidade de Salvador e no livro Arquitetura Carioca Hoje, sobre a produção arquitetônica carioca recente.

Sobre o local – A Galeria fica localizada no Edifício Novocais do Porto que está inserido no Porto Atlântico, primeiro grande complexo multiuso do Rio de Janeiro. O empreendimento possui 11 andares comerciais com 13.321 m² de área construída  e capacidade para até 1.500 pessoas. Além disso, existem 6 lojas com 1.059 m², destinadas à alimentação e serviços e conveniência dos usuários do edifício.  Desde o início da concepção do projeto foram avaliados diversos fatores através de um diagnóstico de sociólogos e antropólogos que serviu de base ao desenho empreendimento e estratégia de relacionamento com o local. Neste contexto, um assunto é transversal e vital, a conexão com o lugar, o antigo e o novo, o tradicional e o inovador. Surge, então, a Galeria Novocais.

Sobre a pianista – Maria Teresa Madeira já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Pró Música e Sinfônica Nacional da UFF. Especialista em Ernesto Nazareth dedica-se a sua obra desde a década de 1980, com diversos concertos e CDs em sua homenagem. Sua discografia conta com mais de 30 CDs, muitos dedicados a ele, tais como “Sempre Nazareth” (Kuarup, 1997), e “Ernesto Nazareth Vol.1 e Vol.2” (Sonhos e Sons, 2003), este último indicado ao Grammy Latino. Em 2012, foi agraciada com o Prêmio da Música Brasileira da FUNARTE, para gravar a obra integral para piano de Ernesto Nazareth. Enfim, em 2016, a pianista lança o box com a primeira gravação integral de Ernesto Nazareth no mundo, dividida em 12 CD’s com as 215 obras do compositor. A presente caixa registrou composições famosas como Odeon, Brejeiro, Apanhei-te cavaquinho, Batuque, e obras raras e inéditas como Encantador, Capricho, Polca para mão esquerda, e Até que enfim. Recetemente, a pianista teve a honra de receber o prêmio Bravo! de MELHOR DISCO ERUDITO e também acaba de ser premiada pelo Prêmio da Música Brasileira como MELHOR ALBUM ERUDITO com seu trabalho lançado em 2016: “A Integral de Ernesto Nazareth por Maria Teresa Madeira”.

 

Serviço:

Inauguração Galeria Novocais

Data: sábado, 07 de Outubro

Horário: das 14h às 20h

Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 17h – com escala de visitas guiadas

Sábados, de 11h às 16h

Endereço: Av. Cidade de Lima, 86, Santo Cristo – Rio de Janeiro

Como chegar: VLT estação Cordeiro da Graça (sentido Rodoviária); VLT estação Equador (sentido Santos Dumont)

Estacionamento no local.

*No dia da abertura será oferecido um preço promocional ao público (R$ 15,00 valor único).

Paulo Varella1208 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password