Obras entre as décadas de 60 e 70 na Pinacoteca!

  • Claudio Tozzi - Veja o nu 3Claudio Tozzi - Veja o nu 3
  • Claudio Tozzi - Veja o nu 2Claudio Tozzi - Veja o nu 2
  • Wesley Duke Lee - TrapÇzio ou uma confiss∆o - 2Wesley Duke Lee - TrapÇzio ou uma confiss∆o - 2
  • Wesley Duke Lee - TrapÇzio ou uma confiss∆o - 4Wesley Duke Lee - TrapÇzio ou uma confiss∆o - 4
  • Wesley Duke Lee - TrapÇzio ou uma confiss∆o - 5Wesley Duke Lee - TrapÇzio ou uma confiss∆o - 5
  • Antonio Dias - A morte americana Bamboo!Antonio Dias - A morte americana Bamboo!
  • Antonio Dias - No meu jardim 3Antonio Dias - No meu jardim 3
  • Geraldo Barros - MarlboroGeraldo Barros - Marlboro
  • Helio Oiticica - Relevo espacial V1Helio Oiticica - Relevo espacial V1
  • Mira Schendel - Sem T°tulo 1964Mira Schendel - Sem T°tulo 1964

Quem são os artistas?
Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright
traz os mais representativos da nova figuração, do teor político e da explosão colorida do pop, como Wesley Duke Lee, Claudio Tozzi, Antonio Dias, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Rubens Gerchman, Carlos Zilio, entre outros.

O que terá na mostra?
178 obras

Onde vai ser?
Pinacoteca (endereço abaixo).

É um bom programa?
Sim, a Pinacoteca tem experiência em acomodar obras de grande relevância por meio de comodatos, como a Coleção Brasiliana – Fundação Estudar, que após o período de empréstimo foram doadas ao museu e hoje compõem o seu acervo, e o comodato assinado em 2004 com a Fundação Nemirovsky com trabalhos importantes do período modernista.

Quando?
27 de agosto de 2016 a 26 de agosto de 2019

7 termos franceses usados em arte que você precisa saber

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe a partir do dia 27 de agosto a exposição ‘Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright’, um recorte de 80 obras realizadas entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil pelos artistas mais representativos da nova figuração, do teor político e da explosão colorida do pop, como Wesley Duke Lee, Claudio Tozzi, Antonio Dias, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Rubens Gerchman, Carlos Zilio, entre outros.

A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright. Além disso, também dá continuidade à narrativa iniciada com a exposição “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo”, em cartaz no segundo andar e que apresenta os desdobramentos da história da arte no Brasil do período colonial aos primeiros anos do modernismo em 1920.

“Com esse conjunto, o museu oferece aos visitantes a possibilidade de ver e compreender processos recentes que contribuíram para formação da visualidade brasileira. Sem contar, que a Pinacoteca se consolida como um museu nacional da história da arte no Brasil, constituído por núcleos articulados em uma narrativa extensa e representativa”, explica José Augusto Ribeiro, curador da exposição.

COMODATO
A Coleção representa a produção brasileira dos anos 1960 e possui importantes instalações produzidas a partir de 2000. Foi montada por Roger Wright e seus dois filhos desde 1996 e, após o acidente que vitimou a família em 2011, Christopher e Ellen Mouravieff-Apostol, irmão e mãe de Roger Wright, decidiram manter as obras em solo brasileiro. Para isso, consultaram vários museus nacionais, buscando encontrar algum que apresentasse condições seguras e plenas de pesquisa, comunicação, salvaguarda e projeção pública.

“Estou muito feliz com a perspectiva de ver em breve a coleção aberta ao público na Pinacoteca. Acima de tudo, tenho certeza que tanto o Roger como os filhos estariam orgulhosos com esse novo rumo na história da coleção que eles montaram com tanta dedicação”, disse Christopher.

SERVIÇO
Exposição “Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright
Local:
Pinacoteca
Endereço:
Praça da Luz, 02, 1º andar.
Visitação:
27 de agosto de 2016 a 26 de agosto de 2019
Horário: De quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 (com permanência até às 18h).
Ingresso R$6 (inteira) e R$ 3 (meia)
Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam.
Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Veja também:

Helga Alvear: uma coleção, inúmeros diálogos

 

Equipe Editorial2218 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password