A vida acima de tudo

Nome do livro? A vida acima de tudo – os segredos de Chanda
Autor? Allan Stratton
Sinopse? Exposta pela voz clara e comedida de uma narradora que conta sua trajetória de vida, a tragédia dos milhões de infectados pela aids no continente africano ganha um rosto humano no romance — Chanda, uma adolescente de 16 anos que sonha com uma carreira e com um mundo melhor, e que luta para ajudar as pessoas que ama.

Traduzido em diversos países, o aplaudido romance de Allan Stratton sobre a aids ganhou as telas do cinema e foi premiado em Cannes.

Adaptado em 2002 para o cinema pelo diretor sul-americano Oliver Schmitz, vencendo o prestigioso Prêmio François Chalais no Festival de Cannes (distinção concedida anualmente ao filme que melhor retrata a realidade), o livro “A vida acima de tudo – os segredos de Chanda”, do aclamado escritor canadense Allan Stratton, é lançado no Brasil pela Editora Prumo.

Agraciado com o selo de excelência literária Michael L.Printz e o prêmio Melhor Livro para Jovens Adultos, ambos concedidos pela Associação de Bibliotecários da América, o romance foi traduzido em diversos países. Na França, foi um dos finalistas do Sorcières Prix, prêmio organizado pela associação de livrarias voltadas para o público infanto-juvenil (ASLJ) e pela Associação de bibliotecários franceses (ABF). Após a exibição no Festival de Cannes, a versão cinematográfica da obra foi ovacionada, aplaudida pelo público durante dez minutos.

Como preparação para escrever o livro, Stratton viajou para a África do Sul, para o Zimbábue e para Botsuana, onde organizações humanitárias o levaram até as pessoas que vivem e trabalham para enfrentar o vírus HIV nessa região onde a aids continua causando milhões de mortes, principalmente entre as crianças.

Em um território onde a moral conservadora, o pavor e a superstição que rodeiam a doença inibem as pessoas de buscar tratamento, Chanda é obrigada a guardar os segredos de sua família para protegê-la da intolerância e do preconceito de quem, na verdade, deveria lhes estender a mão.

A vida acima de tudo tem o ritmo da África em suas palavras e a urgência da adolescência em cada parágrafo. Inteligente e determinada, Chanda trava uma incansável luta para defender as pessoas que ama e seus próprios ideais, desenhando assim um retrato emocionante de lealdade e perda, esperança e coragem, que emocionará leitores de todas as idades.

Sobre o autor

Allan Stratton iniciou sua trajetória profissional como dramaturgo. Nascido em Stratford, em Ontário, no Canadá, ele também atuava nas peças, no início da carreira e mesmo após concluir seu mestrado, em 1974, pelo Centro de Graduação de Arte Dramática da Universidade de Toronto. Escreveu para o teatro e dirigiu peças no Canadá, Estados Unidos, Edimburgo e Londres, ganhando diversos prêmios por algumas dessas produções, entre eles, o City of Toronto Book Award, por seu livro de comédia Bag Babies, texto encenado em 1990 no Teatro Passe Muraille, em Montreal.

Nos últimos anos, o foco de Stratton tem sido a ficção. Pelo romance The Phoenix Lottery (2002), sátira social sobre comércio, arte e relações familiares desajustadas, recebeu o Stephen Leacock Award, prêmio de literatura anual que elege o melhor trabalho em língua inglesa realizado por escritor canadense. O autor é dono de uma vasta coleção de prêmios, muitos concedidos pela respeitada Associação de Bibliotecários da América, como o de Melhor Livro para Jovens Adultos, honraria dada a três de seus livros: Leslie’s Journal, em 2002; A vida acima de tudo, em 2005 (eleito por unanimidade de votos); e Borderline em 2011.

Além de seus romances e peças de teatro, Stratton tem escrito para eventos internacionais, incluindo as produções para Stephen Sondheim, Robert Rauschenberg e Guy Laliberté no Festival Centre World Leaders, realizado no Harbourfront Centre, em Toronto.

Sobre a Prumo

Fundada por Paulo Rocco, responsável pela editora Rocco, a Prumo tem sede em São Paulo com equipe própria e independente. A linha editorial é bem diversificada, inclui títulos nas áreas de ficção, não-ficção e infantojuvenil. O objetivo é oferecer ao leitor um catálogo amplo, com o melhor da literatura nacional e estrangeira, além de títulos de referência e livros atraentes para o público jovem e infantil.

Ficha técnica

A vida acima de tudo – os segredos de Chanda (romance)
Editora Prumo
Selo: leia
Autor: Allan Stratton
Formato: 14 × 21 cm
Nº de páginas: 256
ISBN: 978-85-7927-190-8
Acabamento: brochura
Preço: R$ 35,90

Paulo Varella1241 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password