O livro que virou exposição artística “Palavra+Imagem”

Livro de artista é tema da mostra “Palavra+Imagem” em cartaz no MAMM

a partir do dia 18

Del Pilar Sallum Encontre me do outro lado 2015

Até o objeto mais corriqueiro reveste-se de valor poético quando inspirado pelo sopro criador do artista. É o caso do livro, explorado das mais variadas formas na mostra coletiva “Palavra+Imagem”, com abertura marcada para esta sexta-feira, 15, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

A exposição reúne trabalhos de 46 artistas de várias partes do Brasil, transformando o tradicional suporte de literatura em obra de arte nos mais diferentes formatos. Os recursos utilizados para dar nova roupagem ao livro como objeto envolvem técnicas diversas: fotografia, escrita, desenho, pintura, escultura, entre outras.

Flavia Ribeiro livro artista 2004

A curadoria da mostra é assinada pelas professoras do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Lúcia Fonseca e Sylvia Furegatti. A concepção do projeto surgiu da disciplina “Tópicos Especiais em Processos Criativos – Livro de Artista”, ministrada por ambas .

Durante as aulas, os alunos passaram da teoria à prática, conhecendo a história e os conceitos do chamado “livro de artista”,  desde sua criação no Renascimento até sua redescoberta, nos anos 1960, como fonte de experimentações, e terminando com a produção de trabalho autoral pelos estudantes. Na parte prática, os alunos tiveram contato com artistas experientes neste tipo de produção artística. “Palavra+Imagem” reúne as obras dos alunos e de artistas convidados.

Gabriel PEtito 2

A mostra já passou, em diferentes montagens, pelo Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC),  pelo Museu Universitário de Arte  (Muna),  de Uberlândia, e pelo Museu de Arte de Goiânia (MAG).

Como ressalta Sylvia, embora o número de possibilidades técnicas na criação do “livro de artista” seja inabarcável, o grande mote implícito, independente da variedade de abordagens, é a característica inescapável da arte como algo artesanal, no sentido de um fazer ligado a um determinado material.

Paula Ester

Seja explorando a paginação ou trabalhando o volume de maneira unívoca, seja ainda investindo em outras espécies de “livro de artista”, como o “caderno de artista”, que tem caráter mais projetivo, como num protótipo, ou na publicação, que o visitante pode levar para casa, “Palavra+Imagem” joga com a relação do texto e sua visualidade. A letra vira desenho, e o desenho palavra. A diversidade de temas e formas na exposição traz o problema eterno do artista em busca da expressão e em busca de um novo meio de dizer.

Serviço

Exposição “Palavra+Imagem”

Curadoria: Lúcia Fonseca e Sylvia Furegatti

Abertura: 15 de abril

Encerramento: 12 de junho

Local: Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant,790, Centro, Juiz de Fora –

Visitação: segunda-feira, das 12h às 18h| de terça a sexta-feira, das 9h às18h

Entrada Franca

Outras informações: 3229-9070

Equipe Editorial2220 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password