O que a fotografia e a moda contam de nossa sociedade?

Acervo Zuzu Angel

Qual a exposição? “Arquivo Urbano: 100 anos de Fotografia e Moda no Brasil”, idealização, curadoria e expografia de Jussara Romão.

Quem é o artista? Jussara Romão é editora de moda, artista plástica e designer de jóias. Ela também é a curadora da exposição que apresentará registros de fotógrafos anônimos e consagrados como Augusto Malta, Jean Manzon e Marcio Scavone.

O que terá a mostra? A mostra reúne cerca de 120 fotografias e vídeos para apresentar um panorama dos hábitos e costumes brasileiros nos últimos 100 anos, com ênfase na moda feminina cotidiana.

Período expositivo: De 1 a 24 de julho.

img2

Acervo Karin Rodrigues

A exposição Arquivo Urbano: 100 Anos de Fotografia e Moda no Brasil apresenta uma história do país. Não a oficial, mas a vida cotidiana dos brasileiros e sua evolução. Depois de um longo período de pesquisa iconográfica foram resgatadas fotografias oriundas desde álbuns de famílias a museus que traçam uma análise social e histórica da sociedade brasileira ao longo dos últimos 100 anos.

img3

Acervo Anna Riso

Com este material e, partindo do pressuposto de que “Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir”, surgiu o projeto Arquivo Urbano, composto por um livro (lançado em 2013, pela Luste Editores) e agora também em exposição, pela Luste Cultural.

img1

Acervo Museu Joaquim José Felizardo

As fotografias mais interessantes e emblemáticas deste material entraram na exposição. Com ampliações e reproduções, as imagens que contam a história até os anos 2000 são impressas em tecido e exibidas em móbiles espalhados pelo espaço expositivo; as mais recentes, são mostradas em vídeo, representando um novo tempo, a tecnologia e a velocidade com as quais a comunicação atinge o público.

Paulo Varella1078 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password