O Ibran está doando 775 obras de arte para os museus interessados, veja aqui!

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) divulgou na última segunda-feira (21) uma lista de 775 obras de arte disponíveis para doação a museus brasileiros interessados. Os bens culturais estão sendo oferecidos ao setor, com intermediação do Ibram, pelo Instituto Itaú Cultural.

O lote oferecido inclui gravuras, serigrafias, litografias e óleos sobre tela assinados por artistas brasileiros renomados como Emanoel Araújo, Maria Bonomi, Roberto Burle Marx, Amilcar de Castro, Renina Katz, Tomie Ohtake e Alfredo Volpi (foto), entre outros, além de reproduções de artistas internacionais como Van Gogh, Picasso, Miró, Kandinsky e Klee.

Qualquer museu brasileiro, público ou privado, poderá manifestar interesse pelas peças, não havendo limite quanto ao número de itens pleiteados. As manifestações devem ser feitas através de formulário disponibilizado pelo Ibram e enviadas ao endereço eletrônico camus@museus.gov.br. As solicitações serão recebidas até o próximo dia 8 de junho.

Confira a lista completa de bens culturais oferecidos para doação.

Baixe o Formulário para Manifestação de Interesse.

Os pedidos serão analisados por ordem de manifestação. Caso mais de uma instituição demonstre interesse pelo mesmo item, o desempate se dará pela apresentação de Registro do Museu, Plano Museológico e Política de Aquisição e Descarte conforme a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 – que instituiu o Estatuto de Museus.

O Ibram orienta que diretoras e diretores de museus avaliem a pertinência de incorporação de itens da listagem oferecida a seus acervos considerando a caracterização destes e a missão dos museus. O Instituto Itaú Cultural entrará em contato com os museus para formalizar as doações e providenciar seu envio.

Informações sobre o Registro de Museus podem ser acessadas neste link ou ainda pelo endereço eletrônico registro@museus.gov.br e pelos telefones (61) 3521-4329/4330/4291/4334.

 

Paulo Varella1446 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password