O que esperar do 10º encontro paulista de museus?

Acontece no próximo mês o  maior evento do setor museal paulista – 10° Encontro Paulista de Museus, organizado pelo SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus de São Paulo e que pretende atingir milhares de pessoas.

Este evento configura-se na criação de um espaço de reflexão e diálogo sobre diversos temas relacionados à museologia, o EPM consolidou-se como um importante espaço para a troca de experiências e debates entre profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados provenientes de todas as regiões do Estado de São Paulo e do Brasil.

Para aqueles que estão chegando agora, e querem entender um pouco  mais de como surgiu este evento saiba que  o SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus de São Paulo é resultado de mais de 30 anos de articulações do campo museal, sendo considerado um modelo de longevidade de uma política pública setorial de cultura. A atuação contínua do SISEM-SP em prol do aprimoramento dos museus paulistas levou à criação do Encontro Paulista de Museus (EPM), evento anual que em 2018 encontra-se em sua 10ª edição e que hoje configura-se como o maior evento do campo museal paulista.

GESTÃO E GOVERNÇA

Este foi o tema escolhido para o  EPM deste ano, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de julho, e a programação do evento manterá a tendência de anos anteriores, focando suas atividades aos principais temas que estão relacionados ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), cujo advento, em 2016, trouxe uma nova perspectiva de reflexões sobre a gestão das instituições museológicas. Para isso, a Comissão Consultiva do evento, formada por representantes de várias instituições parceiras do SISEM-SP, escolheu a palavra “juntos” como inspiração para mover as atividades do evento, na esperança de propor discussões, reflexões e inspirações que instiguem as instituições museológicas a abrir seus processos ao diálogo direto com a comunidade, tornando-as mais acessíveis, inclusivas e relevantes para a vida das pessoas.

Neste sentido, os desafios éticos dos museus na contemporaneidade, captação de recursos, sustentabilidade institucional e processos museológicos participativos são apenas alguns dos temas que permearão as atividades do 10°EPM e que poderão gerar novas ideias, novas atitudes e novas posturas frente ao campo museológico paulista.

Para aqueles que não puderem comparecer ao evento ou que gostariam de rever as apresentações das edições anteriores, o “Canal EPM“ disponibiliza estes vídeos de forma gratuita.

Fonte: https://www.sisemsp.org.br/

 

Paula41 Posts

Amante das belezas da vida, Paula sempre está por dentro do que está acontecendo no cenário cultural na cidade de São Paulo. Bacharel em Ciências e Humanidades e Técnica em Gestão Pública com foco em políticas culturais, Paula vem colecionando uma bagagem de conhecimentos nas áreas de Gestão Cultural e Jornalismo Cultural. Hoje Trabalha no programa de incentivo cultural Pro-MAC da Prefeitura de São Paulo

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password