Incrível! Uma volta ao mundo sem sair de Washington D.C.

Luxo e bom gosto na residência do Embaixador do Brasil – Obra de Di Cavalcanti

 

Por ser a capital dos Estados Unidos, Washington D. C. concentra um dos maiores números de embaixadas do planeta. Todas elas situam-se em uma área nobre da cidade, chamada Embassy Row.

Com tantos órgãos governamentais, instituições filantrópicas e todo o tipo de negócios ligados a relações internacionais, Washington atrai um número enorme de pessoas dos mais diversos cantos do mundo. Contudo, diferente do caldeirão cultural descontraído de cidades como Nova Iorque e Londres, aqui tudo é limitado pela formalidade.

Essa formalidade está implícita no próprio plano urbanista da cidade, com suas avenidas largas, arborizadas e cheias de monumentos emblemáticos da história norte-americana, além de algumas das instituições mais poderosas da atualidade, como o Capitólio e o Pentágono. Dizem por aqui, e com razão, que D.C. concentra as “canetas” mais importantes do mundo e às vezes uma simples assinatura, feita dentro dos limites dessas instituições, pode mudar o destino de países e regiões inteiras.

Porém, um dia por ano as embaixadas abrem suas portas e convidam as pessoas a conhecerem um pouco de suas culturas e particularidades. Trata-se do evento chamado Passport D.C.

As filas são imensas, já que gente de todo o país vêm à cidade para dar uma volta ao mundo. A sensação é realmente essa, afinal, entrar nos muros de embaixadas de países exóticos e distantes como o Afeganistão, acaba sendo quase uma viagem.

Para mostrar um pouquinho dessa sensação seguem abaixo três vídeos que mostram as gigantescas diferenças culturais entre lugares como o Brasil, o Afeganistão e o mundo islâmico.

Mais um evento imperdível na terra do tio Sam.

Bossa nova nos jardins da Embaixada do Brasil

 

Fé no centro cultural islâmico

 

Música popular do Afeganistão

Veja também

A fantástica galeria que você precisa ver em Washington.

As Desbravadoras da Alma

 

Gabriela Albuquerque25 Posts

Com formação em Letras e Crítica e Curadoria de Artes, Gabriela é daquelas pessoas que caminha pelo mundo prestando atenção em linhas, formas, cores e sons. Atualmente mora na capital dos EUA , Washington DC, de onde irá compartilhar impressões e descobertas dentro desse universo incrível que só a arte proporciona.

2 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password