Como são as gosmas e os alienígenas de Cóstackz?

Para responder a pergunta do título, é necessário instigar o leitor com algumas pinturas do artista Thiago Cóstackz não a uma, mas a múltiplas respostas sobre o que significa ser um habitante no planeta Terra no século XXI.

Thiago Cóstackz.as-macas-das-delicias1
Apple frogs

 

Thiago Cóstackz.maca-de-sapos-florescentes-ameacados-de-extincao-da-amazonia2
Frog apple baby

 

Frog banana
Frog banana

 

Thiago Cóstackz.Catarina-a-grande-todas-as-russias
Catarina, a grande da Rússia

 

Thiago Cóstackz.Lady Gaga
Lady Gaga

 

Thiago Cóstackz.Stephen Hawking
Dr. Cosmus, Stephen Hawking

 

o triplo ataque e o OVNI barbado
O triplo ataque e o OVNI barbado

 

Thiago Cóstackz.UFO and Jeremy
UFO and Jeremy

 

Thiago Cóstackz.city vs tsunami 1
Tsunami vs city

Em um rápido olhar sobre as pinturas acima, percebem-se vários elementos e referências misturados e justapostos: o diálogo da tradição das artes plásticas com a ironia da pop-art e a imaginação do surrealismo, a escolha por cores fortes, puras e fluorescentes, os contornos milimetricamente marcados, a impressão das formas estarem em metamorfose e o uso de tintas acrílicas não poluentes.

Para além da leitura dos aspectos técnicos e estéticos, as pinturas apontam para várias leituras e questões da contemporaneidade. A saber: o alerta para a extinção de espécies (representada na textura de sapos ameaçados nas maçãs), na ironia “e se existisse vida fora, como seria” (aqui, na representação dos alienígenas), a luta pelos direitos humanos (cuja expressão se encontra não só nos retratos femininos, mas também nas várias body arts do artista), a contribuição científico-tecnológica de grandes cientistas, o caos urbano, a figura da estrada apontando para um futuro (para onde vamos?), entre tantas outras perguntas.

Thiago Cóstackz.A-Morte-no-Mar-Negro-2-Modelo-e-arte
A morte no Mar Negro

 

Thiago Cóstackz.intervenção - sp
Intervenção em SP

 

Thiago Cóstackz.islandia
Intervenção na Islândia

A obra do artista plástico multimídia e ativista ambiental Thiago Cóstackz que inclui, além das pinturas, body art, intervenções urbanas, performances, fotografia, cinema, mapping 3D, ballon art, entre outras linguagens aplicadas a diversos suportes de origem sustentável, reciclada e com o mínimo impacto ambiental, reflete a sociedade de nosso tempo, os conflitos sociais, violações de direitos humanos e, claro, os problemas ambientais.

Entre tantos trabalhos do artivismo ambiental de Thiago Cóstackz, o de maior destaque é a obra “Caminhando sobre a Terra – Uma viagem a 10 lugares ameaçados no Planeta”. Desdobrada em livro e filme, trata-se de um documentário que conta de forma precisa, forte e real a complexa situação desses locais visitados. Imagens, que mostram ao observador, paisagens e espetáculos os quais são diretamente relacionados às ações humanas e às mudanças climáticas em nível global.

Como o próprio artista reflete sobre sua obra: “comportamentos sociais são grande combustível, então é comum eu olhar para sociedades do passado, colocar um espelho sobre a nossa e pensar nas infinitas questões e nas infinitas possibilidades do futuro”.

Para conhecer esta vasta arte pop surrealista, sugiro o novo site onde é possível adentrar nesse universo questionador, irônico, plural, sutil e terrível, real e complacente.

 

 

Nana Soma5 Posts

É designer por formação e, pelos acasos da vida, iniciou sua atuação profissional na área de comunicação online e mídias digitais. Ela é várias em uma. Desdobra-se na Arte: fotografia, dança, teatro, cinema, artes visuais e literatura. Gosta da Arte à sustentabilidade, moda, psicanálise, semiótica e antropologia passando por feminismo, viagens, vinho e misticismo.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password