Pinacoteca abre exposição só com obras de artistas negros

Paulo Nazareth - Sem título, 2010, da série Para tampar o sol de seus olhos - impressão digital sobre papel de algodão

Qual a exposição? “Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca”, com curadoria de Tadeu Chiarelli, diretor geral da Pinacoteca.

Quem são os artistas? Estão em exposição trabalhos de Arthur Timótheo da Costa, Mestre Valentim, Antonio Bandeira, Rubem Valentim, Jaime Lauriano, Rosana Paulino, Rommulo Vieira Conceição, Paulo Nazareth, Firmino Monteiro e Flavio Cerqueira.

O que terá a mostra? A mostra pretende dar visibilidade a coleção de obras do museu de artistas negros ao mesmo tempo em que valoriza o legado destes artistas. São 106 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações que traçam perfis diferentes da produção artística de afrodescendentes no Brasil do século XVIII até hoje.

Sobre o espaço: A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil, sendo o mais antigo a tratar de arte na capital paulistana (fundado em 1905). Prosseguindo as novas consolidações do museu, no ano de 2004 a Pinacoteca incorpora o edifício Largo General Osório, que, originalmente, abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocaba. O edifício foi totalmente reformado e passa a chamar-se Estação Pinacoteca, recebendo parte do extenso programa de exposições temporárias do museu.

 Período expositivo: De 12 de dezembro de 2015 a 17 de abril de 2016.

img3

Firmino Monteiro - Bandeira do Divino, 1884 - oléo sobre tela

Em comemoração aos seus 110 anos, a Pinacoteca apresenta ao público obras de seu acervo assinadas por importantes artistas brasileiros afrodescendentes. Existente desde 1905, somente em 1993, a Pinacoteca teve seu primeiro diretor negro, Emanoel Araújo, que ficou no cargo até 2002. A proposta do novo diretor e curador da exposição, Tadeu Chiarelli, é retomar as contribuições feitas por Emanoel, dar visibilidade e valorizar o legado destes artistas.

img2

Flavio Cerqueira - Antes que eu me esqueça, 2013 - pintura eletrostática sobre bronze, espelho e madeira

As mais de 100 obras traçam uma importante reflexão sobre a presença de artistas negros na coleção do museu, ampliada recentemente. “Com a entrada para o acervo da Pinacoteca de trabalhos de jovens artistas brasileiros negros, surgiu a ideia de formular uma exposição que os articulassem em relação àqueles já existentes no acervo. É uma forma da Instituição refletir sobre parte de sua história e, ao mesmo tempo, rever obras produzidas por artistas afrodescendentes já existentes no acervo, à luz dos recém-chegados”, explica Chiarelli.

img1

Arthur Timótheo da Costa - Autorretrato, 1908 - óleo sobre tela

As obras estão divididas em três conjuntos e dispostas de acordo com a familiaridade dos temas ou territórios: Matrizes Ocidentais, Matrizes Africanas e Matrizes Contemporâneas, traçando perfis diferentes da produção artística de negros no Brasil do século XVIII até hoje. Entre os trabalhos em exposição está o Autorretrato produzido em 1908 por Arthur Timótheo da Costa e doado para a Pinacoteca em 1956. Ou seja, foi só 51 anos após sua inauguração que a Pinacoteca teve sua primeira obra de um artista negro.

Paulo Varella1256 Posts

<p>Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais.</p> <p> Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref</p>

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password