A volatilidade das formas em 5 pinturas

Em seu novo momento, Virgílio Neves apresenta obras inéditas nas quais as linhas obtidas por canetas permanentes procuram produzir uma ação transformadora sobre os pesos nas suas pinturas

VirgilioNeves_Interfaces
Interfaces

A definição da palavra Volatilismos não existe na língua portuguesa mas foi o termo que o artista plástico Virgílio Neves encontrou para definir a sua mais recente produção, composta por 11 telas, na Galeria Vilanova, com curadoria de Bianca Boeckel. Para ele, o desenho pode ter uma ação transformadora sobre o peso da tela e da pintura. Por isso, ao tentar redimensionar os diversos elementos que compõem uma pintura e intensificar a ação das linhas na superfície dela, Virgílio alcançou a sensação de leveza que buscava.

VirgilioNeves_Passagem
Passagem

Entre 2013 e 2014 o artista usou canetas permanentes para criar sobre suas pinturas uma espécie de fragmentação visual com as linhas, gerando um certo efeito hipnótico que acabou dando nome à sua primeira individual: Hipnoses. A partir de 2015, o trabalho ganhou um outro rumo. As canetas permanentes procuraram extrair da tela o peso imposto pelo pigmento, pela composição, pelas cores, pelas formas e pelos volumes. Foi um processo inusitado, que exigiu uma releitura e uma nova pesquisa de trabalho por parte do artista.

VirgilioNeves_Sopro
Sopro

“As cores, por exemplo, tornaram-se menos vibrantes e mais densas do que nos trabalhos anteriores. As formas, mais volumosas e fechadas. Ao envolver as superfícies das telas com as linhas brancas das canetas permanentes, as formas se ‘ergueram’, criando uma espécie de volatilidade do todo. E ao modular ainda mais as linhas em curvas, interferi também na velocidade delas, proporcionando ao olhar uma nova relação com o tempo de observação”, define Virgílio Neves.

VirgilioNeves_Portal
Portal

As linhas continuam sendo o elo entre dois momentos artísticos de Virgílio, mas a temática ganhou uma outra intenção, em função desse novo percurso. “Em Hipnoses, sua série anterior, o olhar se diluiu ao redor de todo o campo visual; na inédita Volatilismos, o olhar ganhou um percurso, uma direção ascendente”, explica Bianca Boeckel, curadora da mostra.  Para Virgílio Neves, a temática se desdobrou para um novo campo de ação: “a busca pela leveza do todo na superfície da tela, como se o objetivo maior fosse torná-la mais leve que o ar. E é engraçada a ironia de se chegar à impermanência das formas usando canetas permanentes”, completa o artista

 

Virgilio Neves
Formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), e pós-graduado em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É também publicitário e diretor de arte. Ocupou o cargo de diretor executivo de criação da Ogilvy São Paulo. E foi co-fundador da M&CSaatchi Brasil em 2009. Em sua carreira ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o Clube de Criação de SP, Festival de Cannes, Clio, Art Directors de NY, London Festival, One Show e FIAP. Participou de diversas exposições coletivas, como 1ª e 2ª Mostra Coletiva dos Ateliês do MUBE/ Chapel Art Show/SP e 1ª Cow Parade /SP entre outras. Ilustrou e fez o projeto gráfico de diversos livros infantis em parceria com Letícia Wierzchowski. Em 2012 foi o artista brasileiro selecionado para o “Art Project for the Olympic Games/ 2012” de Georgia Creimer . Na Galeria Vilanova, fez sua primeira individual, em 2014, com 12 trabalhos na exposição “Hipnoses” e no mesmo ano participou da exposição coletiva “Entre flores e Entrelinhas.

Galeria Vilanova
Localizada na região do Parque Ibirapuera, a Galeria VilaNova promove artistas em ascensão e consagrados, e tornou-se ponto de encontro para quem aprecia boa arte. Em seu primeiro ano, já realizou nove exposições. Atende a um público exigente, sempre em busca de novidades em fotografia, pinturas, esculturas e diversas mídias. Através de intensa pesquisa e de uma curadoria detalhista, exibe uma grande variedade de arte conceitualmente significativa e visualmente estimulante. Uma combinação de mostras coletivas e solo, além de um acervo eclético e em constante renovação, permitem que colecionadores apreciem trabalhos sempre novos e aprendam sobre as últimas tendências. Bianca Boeckel, proprietária e diretora, atua também como consultora de artistas e clientèle, lançando mão de sua experiência internacional.

Exposição  Volatilismos
Artista: Virgilio Neves
Curadoria  Bianca Boeckel
Abertura:  12 de maio de 2016, quinta-feira, às 19h
Período:  
13 de maio a 11 de junho de 2016
Local: Galeria VilaNova 
Endereço: Rua Domingos Leme, 73 – Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Tel.: (11) 2691-1190
Horário: Terça-feira a sábado, das 12 às 18h
Número de obras 11
Técnica Acrílica e caneta permanente sobre tela
Dimensões de 50 x 40 cm a 140 x 60 cm
Preço a partir de R$ 3.000,00

Equipe Editorial2211 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password