Exposição P.M.P. de Cristina Lamas em Lisboa

 

Como se intitula a exposição? P.M.P.

Quem é a artista? Cristina Lamas, artista plástica

O que podemos ver na exposição? Vários trabalhos de desenho, cuja técnica de padrão e de geometrização estão muito presentes através da utilização de lápis, gouaches e tinta da china. Embora a artista diga não se inspirar em nada em particular, descobrindo a direcção apenas no momento própria criação do trabalho, podemos ver formas que nos relembram arquitectura, plantas, animais ou simplesmente a sucessão de várias palavras sobre o papel, como simples mensagens. Muitas vezes, acabam por ser ritmos preenchidos por cor desenhados meticulosamente por alguém que declara “Se eu fosse boa com as palavras não desenhava tanto”.

Onde? Podemos visitar a exposição P.M.P. na Galeria 111, uma das mais conceituadas galerias lisboetas, fundada em 1964. Neste espaço, (desde 2000 conta com três espaços entre Lisboa e Porto) com um espólio invejável, podemos ver trabalhos de profissionais consagrados e ainda de talentos mais recentes. Tendo ajudado no despoletar da carreira de vários artistas, a galeria conta ainda com a exclusividade de pintores como Júlio Pomar e Paula Rêgo, dois nomes de peso da arte contemporânea portuguesa.

Quando? De 22 de junho a 31 de julho de 2013, de Terça a Sábado, das 10h às 19h.

“Em Abril fui a Paris. Como a estadia se prolongou fiz as contas aos dias e enviei um postal a C.L

Ao regressar a Lisboa perguntei-lhe se o tinha recebido. A questão é redundante pensei, mas para meu espanto:

C.L – Não, mas se enviaste deve estar lá em baixo na caixa do correio.

S.L – Enviei faz uma semana, não vais ao correio?

C.L- Para quê?  Sempre que o abro só encontro contas (para pagar), vou sempre no final do mês.

S.L- Posso ir buscá-lo, posso entregar-to P.M.P.  (por mão própria)

 (…) É notável o facto de que C.L. ocupa tanto do seu tempo a acrescentar linhas e manchas como a removê-las. (…) As suas ideias são movimentos de qualidades temporárias até à hora natal em que assiste a cristalização da imagem sobre o enquadramento em branco.

É evidente que C.L. é conduzida pelo que acontece no papel e que numa última instância o acontecimento não está sobre o seu controlo. Expressa surpresa diversas vezes pelo que acontece à sua frente. Diz ver «padrões em todo o lado, a toda a hora, que motivam o início de um novo desenho.»

O carácter gráfico dos seus desenhos procura seduzir o espectador para o engano, onde o geométrico vela o trabalho manual P.MP. Onde o hipnótico acto de olhar exterior intercepta o desgatse  físico da mão que o constrói. (…)”

 

Salomé Lamas, 22 de Junho de 2013 

 

Cristina Lamas (1968) É formada pela Ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa onde concluiu os seus estudos em desenho e o curso avançado (1998-1999). Já conta com uma considerável lista de exposições individuais, entre as quais destacamos: Desenho, Lisboa20 Arte Contemporânea, Assírio & Alvim, Lisboa, Portugal, 2001. Como sentir, Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil, 2002.  Bahia com h, Igreja de N. Sra do Rosário às portas do Carmo, Salvador (Bahia) 2007. Pôr as mãos nos olhos  para ver, Espaço BÁ, Lisboa, Portugal, 2012. Além de outra lista de exposições coletivas:  Performance a partir de A Jangada de Medusa de Gericault em Amsterdão, Holanda, 2000. 10 anos da Galeria Marília Razuk em São Paulo, Brasil, 2002. Paintings in Hospitals em Londres, Reino Unido, 2002. Arco 07, Lisboa20 Arte Contemporânea em Madrid, Espanha, 2007. 1 século, 10 lápis, 100 desenhos, Museu da Presidência da República, projecto Viarco express, em Lisboa, Portugal, 2009. O som, Museu Nogueira da Silva em Braga, Portugal, 2013.

GALERIA 111

Campo Grande, 113

1700-089 Lisboa

T. 21  797 74 18

TM; 91  900 50 66

F. 21  797 84 88

info@111.pt

www.111.pt

Equipe Editorial2224 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password