arte do dia

Conheça Yury Annenkov

Por Paulo Varella - março 21, 2018
2220 0
Pinterest LinkedIn

Yury Pavlovich Annenkov (russo: também conhecido como Georges Annenkov), nasceu em 23 de julho 1889 em Petropavlovsk, Oblast de Akmolinsk, Império Russo  e morreu em 12 de julho de 1974 em Paris, França), foi um artista russo conhecido principalmente por suas ilustrações de livros e retratos. Ele também trabalhou para teatro e cinema (design).

Yury Annenkov nasceu em uma família bem conhecida (entre seus antepassados ​​estava Pavel Annenkov, editor de Alexander Pushkin); seu pai, Pavel Annenkov, esteve envolvido em atividades revolucionárias que o levaram ao exílio na Sibéria. Os Annenkovs voltaram para São Petersburgo em 1892.

Em 1908, Annenkov entrou na Universidade de São Petersburgo e assistiu às aulas de estúdio de Savely Seidenberg, juntamente com Marc Chagall. No ano seguinte, 1909, ele participou do estúdio de Jan Ciągliński.

Em 1911-1912, Annenkov mudou-se para Paris para trabalhar nos estúdios de Maurice Denis e Félix Vallotton. Em 1913, Annenkov trabalhou na Suíça. Após seu retorno a São Petersburgo em 1914, Annenkov contribuiu principalmente para revistas (Satirikon, Teatr i Iskusstvo, Otechestvo) e trabalhou para os teatros.

Em 1922 teve o livro “Retratos” que continha 80 fotos das figuras importantes da arte russa da época (Gorki, Zamyatin, Remizov, Sologub, Blok, Akhmatova a.O.) feitas em 1906-1921. O livro também incluiu ensaios de Yevgeny Zamyatin e Mikhail Kuzmin. Ele se juntou ao Mir Iskusstva.

Annenkov deixou a Rússia em julho de 1924, primeiro morando na Alemanha e depois se instalando em Paris. Ele continuou a trabalhar como artista e serviu como figurinista de filmes. Ele foi co-indicado com Rosine Delamare para o Oscar de Figurinos por seu trabalho no filme The Earrings of Madame de … (1953).

yuri pavlovich annenkov(Adao e eva 1918)
Avatar

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de