Arte no Mundo

A incrível casa do artista pós-impressionista Cézanne

Por Gabriela Albuquerque - maio 11, 2017
5064 0
Pinterest LinkedIn

Viajar é sempre bom e quando essa viagem nos surpreende com lugares inesperados, tudo fica maravilhoso!

Na belíssima cidade de Aix-Provence, no sul da França, descobri que o ateliê de um dos meus maiores ídolos era aberto ao público e corri para conferir. A casa, bem ao estilo provençal, fica em uma rua íngreme que dará aos pés da famosa Montanha Santa Vitória, presente em inúmeras pinturas de Paul Cézanne.

Surpreenda-se com a casa do artista Salvador Dalí

Somente a parte de fora pode ser fotografada e por isso não conseguirei compartilhar a imagem que me encheu de emoção. Trata-se da grande sala ateliê de Cézanne. Lá ainda estão pendurados seus chapéus e casacos, bem como todo o seu material de arte: alguns velhos tubos de tinta, inúmeros pincéis, objetos e modelos, cavaletes, telas e esboços inacabados. A sensação é de que o pintor acabou de sair para uma voltinha e voltará a qualquer momento.

As janelas filtram a luz exuberante da região provençal e graças a elas é possível se imaginar dentro de um quadro impressionista.

De família abastada, Cézanne conseguiu adquirir essa casa com a ajuda de seu pai, que mesmo lutando contra a profissão do filho, percebeu que seria inútil desvirtuá-lo de seu caminho artístico.

A humanidade agradece, afinal Paul Cézanne, muito mais do que um famoso pintor será sempre um dos maiores responsáveis pela magnífica história da arte ocidental, que deu uma guinada para a modernidade a partir da criatividade e talento desses impressionistas franceses, sobretudo Cézanne.

Passeio altamente recomendado para quem puder conhecer a região.

Sobre o artista
Paul Cézanne
(1839-1906) foi um pintor pós-impressionista francês. Sua obra radicalmente inovadora foi além do impressionismo em busca de uma nova arte. Seu legado influenciou Picasso, Matisse, Braque e Léger.
Paul Cézanne (1839-1906) nasceu em Aix-em-Provence, no sul da França, no dia 19 de janeiro de 1839 e faleceu em Aix-em-Provence, França, no dia 22 de outubro de 1906. Com 10 anos começou a estudar desenho com o monge espanhol Joseph Gilbert. Com 13 anos ingressou no colégio Boubon, onde conheceu e tornou-se amigo do futuro escritor Émile Zola. Em 1856 ingressou na Académie de Dessein de Aix. Em 1859, por insistência do pai, iniciou o curso de Direito na Universidade de Aix.

Pequena biografia – Fonte
Imagem auto retrato – Fonte
Para saber mais, clique aqui 

Veja também:

10 provas de que Picasso desenhava melhor do que você imaginava

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários