Centro Pompidou apresenta retrospectiva inédita de Franz West, em Paris

0
204

A galeria 2 do Centro Pompidou exibe, até o dia 10 de dezembro, mais de 200 obras do austríaco Franz West (1947-2012).

Chegando ao Centro Pompidou, subimos suas escadas em direção ao último andar, onde fica a Galeria 2. É lá que acontece a exibição mais abrangente de Franz West, desde sua morte em julho de 2012. Na entrada da Galeria 2, ao lado do restaurante panorâmico, o público já se envolve em um mundo colorido e relaxante proporcionado pelo Auditório de Franz West – sua instalação de 1992, que consistia em 72 sofás de ferro cobertos de carpete, deixados no depósito do Museu Nacional de Arte Moderna Centre Pompidou.

entrada galeria, instalação. Foto: Denise Redel

Franz West transita pela escultura abstrata e interativa, mobiliário e colagem, passando uma sensação horas alegre e horas filosófica.  Nascido em Viena, na Áustria, ele faz parte de uma geração de artistas expostos à arte performática dos anos 60 e 70, que rejeitaram a ideia de uma relação passiva entre a obra e o espectador.

Trata-se de uma retrospectiva inédita do seu trabalho, incluindo as esculturas de papel machê, isopor e papelão, pintadas com verniz e acrílico, que ganharam o nome mitológico de Sisyphos.

Foto: Denise Redel

Além disso, durante o período da exposição, também é possível encontrar outras quatro esculturas do artista instaladas ao longo do Marais – na Biblioteca Histórica da Cidade de Paris, no Museu Cognacq-Jay e no Museu Nacional de Picasso. Já a escultura Rrose / Drama, que se refere à Rrose Sélavy , de Marcel Duchamp, está no Fórum Centre Pompidou. Todas com acesso livre.

foto: Denise Redel

Após sua morte, o trabalho de Franz West assumiu o significado da posteridade e está aí uma excelente oportunidade para viajar por mais de 40 anos da contribuição artística do austríaco.

Franz West, foto: Denise Redel

Serviço:

Data: de 12 Setembro 2018 até 10 Dezembro 2018 – todos os dias, exceto terça-feira.

Horário de funcionamento: 11h-19h e nas noites de quinta-feira até às 23h

Entrada: €11 – €14

Local: Place Georges Pompido, Le Marais, 75004 Paris

Como chegar: Metro linha 11, estação Rambuteau. Pegue saída 1, Centre Georges Pompidou.

Mais informações: www.centrepompidou.fr

 

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here