O que são as artes visuais? Saiba tudo aqui

0
2102
Vincent Van Gogh. Igreja em Auvers.(imagem parcial)
Vincent Van Gogh. Igreja em Auvers.(imagem parcial)

Resumo

As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura.

Muitas disciplinas artísticas (artes cênicas, arte conceitual, artes têxteis) envolvem aspectos das artes visuais, bem como artes de outros tipos. Também incluído no campo das artes visuais são as artes aplicadas tais como desenho industrial, desenho gráfico, design de moda, design de interiores e arte decorativa.

O uso atual do termo “artes visuais” inclui belas artes, bem como as artes decorativas aplicadas e artesanato, mas isso nem sempre foi o caso.

Jean Patchett, 1949 foto de Irving Penn
Jean Patchett, 1949 foto de Irving Penn

Antes do movimento Arts and Crafts na Grã-Bretanha e em outros lugares na virada do século 20, o termo “artista” era frequentemente restrito a uma pessoa que trabalhava nas artes plásticas (como pintura, escultura ou gravura) e não ao artesanato ou mídia de arte aplicada.

A distinção foi enfatizada por artistas do Movimento de Artes e Ofícios, que valorizavam as formas de arte vernacular tanto quanto as formas elevadas.

As escolas de arte faziam uma distinção entre artes plásticas e artesanato, afirmando que um artesão não poderia ser considerado um praticante das artes.

A crescente tendência de privilegiar a pintura e, em menor grau, a escultura, acima de outras artes, tem sido uma característica da arte ocidental, bem como da arte do Leste Asiático.

Johann_Heinrich_Wilhelm_Tischbein_-_Goethe_in_the_Roman_Campagna_-_Google_Art_Project
Goethe in the Roman Campagna, por Johann Heinrich Wilhelm Tischbein (Google Art Project)

Em ambas as regiões, a pintura tem sido vista no mais alto grau de imaginação do artista, e a mais distante do trabalho manual – na pintura chinesa, os estilos mais valorizados eram os da “pintura erudita”, pelo menos na teoria praticada. por cavalheiros amadores. A hierarquia ocidental dos gêneros refletia atitudes semelhantes.

Qual é a diferença entre artes visuais e plásticas?

As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está directamente relacionado com a evolução da espécie humana. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças.

Artes visuais abrangem tudo, teatro, cinema e outras técnicas menos palpáveis.

A carreira em artes visuais

Artes visuais é uma área que abrange qualquer forma de representação visual de cor e forma. As representações visuais dramáticas, como cinema, teatro e música, também se encaixam nessa área.

Os primeiros cursos foram criados na década de 70 e tinham como objetivo formar educadores de Artes Cênicas, Desenho, Artes Plásticas e Música.

Hoje em dia, já existe a possibilidade de fazer o bacharelado em Artes Visuais.

O que você pode fazer profissionalmente

Aqui vão apenas algumas sugestões de atividades profissionais que um artista pode realizar:

  • Avaliação: analisar obras e estimar o seu valor para vendas ou leilões.
  • Curadoria: selecionar obras e artistas para uma exposição temporária ou para um acervo permanente, levando em conta a ideia que esse trabalho tem de representar.
  • Escultura: criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.
  • Ensino: com licenciatura, dar aulas em escolas de Educação Infantil e de ensinos Fundamental e Médio.
  • Eventos: selecionar e classificar obras de arte para a organização de mostras e exposições.
  • Galerias de arte: organizar exposições e mostras. Fazer contato com artistas e curadores. Participar da montagem do ambiente. Cuidar do transporte e da papelada de viagem das obras.
  • Gravura: desenhar figuras em relevo sobre uma superfície de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão.
  • Multimídia: criar vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites ou exibições públicas. Planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias.
  • Pintura e desenho: representar formas em papel, telas, paredes ou outros suportes, usando tinta, aquarela e outros materiais.
  • Restauração: recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo suas características originais.
galerista

O curso de artes visuais

No curso de graduação de Artes Visuais os estudantes apreendem a desenvolver a percepção, reflexão, produção e crítica. Muitas instituições exigem que o futuro aluno passe por uma prova de aptidão, ou prova de habilidades específicas.

O curso de Artes visuais possui duração média de 4 anos e grande parte da sua carga horária é composta por matérias práticas de desenho, pintura e imagens digitais, entre outras.

Para concluir o curso é necessário que o estudante apresente um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e em algumas instituições é obrigatório o estágio supervisionado.

Você pode encontrar um guia das faculdade de artes visuais aqui

Grade curricular básica de Artes Visuais

A grade curricular de Artes Visuais depende do tipo de graduação (bacharelado ou licenciatura) e da instituição que oferece o curso. Entre as principais disciplinas, podemos citar:

  • Plástica
  • Linguagem do Desenho I, II e III
  • Linguagem Fotográfica I e II
  • Arte, Filosofia e Estética
  • Expressão Artística e Comunicação Humana
  • Linguagem Tridimensional I, II e III

Mercado de Trabalho

Com a atualização do currículo programático e a inclusão das mídias digitais, o mercado de trabalho para o formado no curso de Artes Visuais é promissor. Criatividade e produtividade são as principais características que as empresas esperam desse profissional.

industria textil

Campos de Atuação

O campo de trabalho é amplo e quem se forma em Artes Visuais pode  trabalhar em áreas como:

  • Indústria têxtil – Criação de novas estampas e renovação da linha de produtos, entre outras atividades.
  • Eventos Culturais – Seleção e classificação das obras de uma exposição ou evento cultural.
  • Restauração – Nesta profissão o objetivo principal é devolver as características originais de objetos de arte antigos ou deteriorados.
  • Multimídia – Elaboração de vinhetas, desenhos animados ou ilustrações para emissoras de TV, sites ou qualquer forma de exibição pública.
  • Docência– Os formados em licenciatura podem ser professores no ensino básico (fundamental e médio) em escolas públicas ou privadas. Também é possível lecionar em cursos livres para todas as faixas etárias.

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here