Arte

Os 7 artistas brasileiros de arte barroca que você precisa conhecer!

Saiba quem foi Aleijadinho e outros artistas que contribuíram para o estilo

Por Joy de Paula - agosto 6, 2019
78793 0
Pinterest LinkedIn

Barroco no Brasil

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística.

O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).

Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.

No campo da Literatura, podemos destacar o poeta Gregório de Matos Guerra, também conhecido como “Boca do Inferno”. Ele é considerado o mais importante poeta barroco brasileiro.
Outro importante representante da Literatura Barroca foi o padre Antônio Vieira que ganhou destaque com seus sermões.

SAIBA MAIS – Barroco (XVI-XVIII)

1. Aleijadinho, o principal artista barroco

barroco

Antônio Francisco Lisboa, 1730-1814, é mais conhecido como Aleijadinho. Nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.

2. Mestre Ataíde

barroco

Viveu entre os anos de 1762 e 1830, em Mariana, Minas Gerais. Foi um militar e celebrado pintor e decorador brasileiro. Também lembrado como um importante artista do Barroco-Rococó mineiro que teve uma grande influência sobre os pintores da sua região. Isso se expressa através de numerosos alunos e seguidores, os quais continuaram a fazer uso de seu método de composição, especialmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas.

3. José Joaquim da Rocha

barroco

Ele nasceu em 1737 e morreu em 1807 em Salvador, Bahia. Foi um pintor, encarnador, dourador e restaurador brasileiro. Tendo como exclusivo patrocinador a Igreja católica, sua produção se desenvolveu toda no domínio da arte sacra.

4. Eusébio de Matos e Guerra

barroco

Eusébio de Matos e Guerra foi um dos maiores pintores da arte barroca brasileira, orador e poeta de nacionalidade portuguesa nascido no Brasil colônia que atuou no Brasil entre 1629 e 1692; era irmão de Gregório de Matos.

5. Jesuíno do Monte Carmelo

barroco

Viveu entre 1764-1819 em Itu, São Paulo. Frei Jesuíno do Monte Carmelo, nome religioso de Jesuíno Francisco de Paula Gusmão foi um pintor, arquiteto, escultor, encarnador, dourador, entalhador, mestre em torêutica, músico e poeta e padre carmelita brasileiro.

6. José Teófilo de Jesus

José Teófilo

Foi um pintor e decorador brasileiro, um dos mais notados representantes da Escola Baiana de pintura. Sua vida transcorreu entre os anos de 1758-1847, Bahia

7. O barroco de Agostinho de Jesus

Agostinho de jesus

Frei Agostinho de Jesus foi um dos primeiros escultores a trabalhar no Brasil. Possivelmente foi tudo de um discípulo do frei Agostinho da Piedade, trabalhando em estilo semelhante na produção de estatuária sacra em terracota. Nasceu em 1600 e faleceu em 1661 no Rio de Janeiro.

Fonte

Veja também:

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de