Arte, tecnologia e invenções em “gambiarras”

0
1280
Gambiological Armor by Gambiologia

A mostra reúne 13 artistas nacionais e internacionais que usam aparatos tecnológicos e objetos para desenvolver engenhocas e propor novas possibilidades de aproveitamento de materiais. A exibição já passou pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, agora chega em São Paulo.

Abertura da Exposição Maquinações no Oi Futuro. Rio de Janeiro, 04 de junho de 2018.
Foto de AF Rodrigues

Traquitanas, invenções, improvisos, subversão das funções dos objetos. Obras nada convencionais de artistas-inventores são os ingredientes principais da exposição Maquinações – Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano, que abre no dia 22 de novembro, das 19h às 20h30, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Carmo. Com curadoria de Fred Paulino, a mostra fica de 23 de novembro a 15 de fevereiro de 2019, segundas a sextas, das 9h30 às 19h30, com visitação grátis.

A abertura da exposição conta com a performance Corpo Utópico, do cineasta Neville D’Almeida, em parceria com a artista mineira Juliana Porfírio. Trata-se de uma intervenção espacial, audiovisual, interativa e sensorial. Com trilha sonora e projeções digital e laser, realizada a partir de uma vestimenta eletrônica que é munida por uma câmera e um monitor, que filma e reproduz as pessoas e as situações ao redor. Participa a atriz Rosa Antuña.

Na mostra, 13 artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros apresentam seus trabalhos, apostando mais na interação do que na interatividade, no analógico sobre o digital, na reutilização em vez do consumo, e em soluções e técnicas acessíveis em contraponto às complexidades contemporâneas.

Os nomes vão dos veteranos suíços Peter Fischli e David Weiss, passando pela mexicana Azucena Losana, os consagrados Guto Lacaz e Abraham Palatnik, ao lado de Daniel Herthel, Ganso, Maurício Zelada, Milton Marques, Motta/Lima, Paulo Nenflídio, Sara Lana e Zaven Paré.

“Tenho interesse em investigar a relação dos artistas com a criação de aparatos técnicos, com uma proposta de arte eletrônica que tenha a marca do improviso, da precariedade, do despojamento e do reuso de materiais”, explica o curador.

Visitações na Exposição Maquinações no Oi Futuro. Rio de Janeiro, 07 de junho de 2018.
Foto de AF Rodrigues

Fred Paulino é designer e idealizador do conceito de Gambiologia (“ciência da gambiarra”), Maquinações reflete sobre a criação e operação de máquinas por artistas que são inventores de engenhocas e atuam na intersecção entre arte, ciência, tecnologia e vida. São criadores que transformam seus ateliês em oficinas, suas oficinas em laboratórios, seus laboratórios em extensão da vida.

“Teremos a ousadia de fazer uma exposição de arte e tecnologia que praticamente não conta com computadores. Independentemente da mídia utilizada, me interessa uma arte que seja sensível, esteticamente propositiva e, mesmo assim, suscite questões políticas, tecnológicas e sociais”, enfatiza Fred Paulino.

Serviço

Maquinações

Artistas, Máquinas e a invenção do cotidiano

22 de novembro, das 19h às 20h30

23 de novembro a 15 de fevereiro de 2019,

segundas a sextas, das 9h30 às 19h30

Espaço de Tecnologias e Artes

SESC Carmo
Rua do Carmo, 147 – Centro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 20h.
Telefone: (11) 3111-7000

Artigo anteriorA arte roubada do Teatro Silva
Próximo artigoConheça o Emissário de Rafael Alonso
Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here