Artes Plásticas

Paris recebe 15 artistas brasileiros no Louvre

Por Equipe Editorial - dezembro 3, 2012
5766 0
Pinterest LinkedIn
Quem é o artista?  Magda Colares, Israel Macedo e outros 13 artístas. O que vai ter na exposição? Pinturas, esculturas, fotografia, entre outros. É um bom programa? Sim A galeria é conceituada? Sim, o Carroussel Du Louvre é o nome da galeria comercial que se encontra no sub-solo do Museu do Louvre. Até quando? 13 a 16 de dezembro

No dia 13 de Dezembro, abre ao público o tradicional Salão de artes da SNBA – Société Nationale dês Beaux-Arts em Paris, mais precisamente no Carroussel Du Louvre. Este é um dos salões de arte mais importantes que acontece em Paris e se dedica a exaltar a produção artística do ano com uma mostra de alto nível selecionada para apresentar o cenário cultural mundial. Grandes artistas já passaram por este salão como Romero Britto, homenageado em 2010.

Quinze artistas selecionados pelo curador, galerista e também escultor, Marcelo Neves, irão expor por 4 dias a poucos metros dos maiores ícones da arte de todos os tempos, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Velásquez entre tantos outros, residem permanentemente no Louvre e recebem todos os anos o salão que apresenta os futuros ícones das artes. A delegação brasileira levará pinturas, fotografias e esculturas que são representativas da produção artística brasileira. Marcelo Neves conta que desenvolveu a sua curadoria na busca de talentos que bem representassem o Brasil, “Procurei selecionar criteriosamente aqueles artistas que representam o movimento artístico nacional”, ele mesmo foi convidado pela terceira vez pelo salão a participar.

Em pintura um dos grandes destaques deste ano foi a seleção de Magda Colares. A artista dá ênfase ao corpo humano e aos sentimentos emanados por ele. Magda usa texturas e folhas de ouro para destacar o movimento. A retratação é normalmente do corpo humano em posição estática porem resultado de um rápido movimento. Esse resultado é conseguido principalmente pelo uso de modelos bailarinos e bailarinas que posam para seus estudos que se transformam em pinturas. Magda Colares sentencia: “O corpo humano é o mais contemporâneo de todos os formatos…” e o resultado é que seu trabalho transmite uma sensualidade mesclada à dignidade de um dos mais nobres sentimentos: o Amor.

Dentre os artistas convidados destacamos o também escultor Israel Macedo que recentemente viu uma de suas obras ser elogiada pela pop star Lady Gaga que levou sua escultura entre as lembranças de seu primeiro show em São Paulo. Israel já participou de várias outras exposições na Europa e Estados Unidos, incluindo a Bienal internacional de arte de Roma aonde foi premiado. Paulista, Israel Macedo, tem tramitado com frequência entre o hemisfério norte e Sul, está em galerias nos Estados Unidos, França e Brasil. Suas obras são lúdicas e agradam ao público pela empatia provocada pela identificação.

No mesmo complexo do famoso Museu do Louvre, as obras destes artistas vão ser reverenciadas e admiradas por milhares de amantes das artes e turistas que passam pela cidade luz. Para aqueles que visitam Paris neste final de ano, vale a pena um passeio para conhecer o cenário da arte mundial através de um dos mais tradicionais e prestigiados salões de arte do mundo.

Serviço – Delegação Brasileira no salão da SNBA – Paris

Datas: de 13 a 16 de Dezembro de 2012

Local: Carroussel Du Louvre – Paris

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here