Ciça Teori

Brasileira,
Ciça Teori artista

Maria Cecília Teori, ou Ciça Teori (como gosta de ser chamada), é uma artista natural de Penápolis SP, formada em biomedicina pela Universidade Metodista de Piracicaba, com especialização em hemoterapia na Universidade Estadual de Botucatu (UNESP) e mestrado em farmacologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ela trabalhou durante 30 anos no Hemocentro da Unicamp e, ao se aposentar, em 2015, sentiu a necessidade de expressar a veia artística desconhecida até então. Assim, passou a dedicar seu tempo e a concentrar seu foco na busca do conhecimento de técnicas artísticas. 

Inicia na pintura com técnica a óleo e acrílica sobre tela, mas apaixona-se pela pintura abstrata fluída sobre tela, à qual se dedica ultimamente.

Suas obras abstratas expressam uma tradução da natureza e do universo por meio de cores vibrantes e perspectivas variáveis, com a ocupação dos espaços como se tudo partisse de uma explosão e as tintas buscassem ocupar – fluida e rapidamente – toda a extensão da tela, dando a cada contemplador infinitas possibilidades de imaginação.

Ciça Teori começou a divulgação de seus trabalhos em 2018, pois, a princípio, a arte era apenas um desafio, um alento e uma distração pós aposentadoria.


Suas exposições coletivas por ordem cronológica foram as seguintes:

Primeira Semana de Artes do Cambuí Campinas  em 21 a 29 de setembro 2019

Primeiro Salão de Artes Visuais de Campinas em 24 a 27 de outubro 2019

Exposição Internacional 6ª  Edição , Show- Roma virtual 3D sob a curadoria de Heloiza Azevedo (curadora de arte Internacional e produtora cultural  da Heclectick-Art) em 07 a 16/ 09 2020

Exposição física na Casa Impar – Estúdio Criativo de Campinas em 3/10 a 30/10/2020

Exposição Bienal Oswaldo Goeldi em 01/ 07/2020 a 31/12/2020

Exposição física no restaurante Quintal Mediterrâneo de Campinas sob curadoria de Lígia Testa com início em dezembro 2020 até o presente momento.