A arte da China e do Japão na coleção de Ema Klabin

0
222
Guerreiros em luta– Japão, sec. XIX

O encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro “A Coleção Ema Klabin”, editado recentemente pela Fundação e que poderá ser adquirido no dia da palestra.

A professora doutora Michiko Okano ministra no dia 20 de outubro, sábado, das 11h às 13h, a palestra Arte da China e do Japão na Casa-Museu Ema Klabin. Neste encontro será apresentada a coleção oriental da colecionadora que, em termos quantitativos, conta em sua maioria com peças chinesas.

Dentro deste universo, serão destacadas peças arqueológicas do século XIII a. C., uma escultura da Dinastia Tang (séc. VIII) e a pintura de Lin Fengmian, do século passado.

Além de algumas peças japonesas como : os objetos netsuke, artefatos geralmente feitos de marfim usados por samurais na Era Edo (1603-1868), estampas ukiyo-e, e obras que são representativas da arte nipônica em outros grandes museus.

Este encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro “A Coleção Ema Klabin”, editado recentemente pela Fundação.

Sobre a palestrante:

Michiko Okano é formada em arquitetura pela FAU-USP, é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atua também como professora de História da Arte da Ásia do Departamento de História da Arte da UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte, professora colaboradora na Faculdade de Letras e Ciências Humanas, Centro de Estudos Japoneses da USP e coordenadora do Grupo de Estudo Arte Ásia. Autora dos livros Ma: entre espaço da arte e comunicação no Japão (2012), Manabu Mabe (2013), entre vários capítulos de livros e artigos.

Serviço:

Ciclo de Palestras do Livro a Coleção Ema Klabin – Palestra Arte da China e do Japão

Data: 20/10 – sábado

Horário: 11h às 13h

Vagas: 30

Inscrições: www.emaklabin.org.br

Entrada franca

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo. Tel: 55 11 3897-3232

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Mídias Sociais: www.facebook.com/fundacaoemaklabin

www.instagram.com/emaklabin

twitter.com/emaklabin

Artigo anteriorA terça Aberta no Kasulo
Próximo artigoFernanda Papa de Boer e o “Enquanto me Envolver”
Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here