1° SIMPÓSIO SKETCHBOOKS E O PROCESSO CRIATIVO

0
2396

1° SIMPÓSIO SKETCHBOOKS E O PROCESSO CRIATIVO

Evento reúne especialistas para palestras e discussões sobre a utilização de cadernos de esboços como um lugar de experimentação e transformador de ideias

Dias 21, 22 e 23 de novembro, às 19h30, no auditório Renato Castelo Branco, na ESPM

Com o sucesso e repercussão alcançados pelo livro “Sketchbooks – As páginas desconhecidas do processo criativo”, proposta inédita de reunir numa publicação os cadernos de 26 artistas brasileiros de diferentes áreas, a Editora POP realiza agora o 1° Simpósio “Sketchbooks e o Processo Criativo”, entre os dias 21 e 23 de novembro, na ESPM, em São Paulo. De caráter multidisciplinar e voltado ao público especializado, o simpósio traz oito palestrantes de diferentes áreas, todos ligados às questões de elaboração de processos criativos. 

Dirigido a todos os profissionais e pessoas em geral ligadas às questões inerentes ao processo criativo, como designers, publicitários, arquitetos, artistas, empresários e estudantes, o evento promete alimentar e inspirar quem está buscando ou já está percorrendo seu próprio caminho no campo das ideias e quer exercitar sua criatividade nas artes visuais e na vida.

Serão três palestras por noite, cada uma com duração aproximada de 30 minutos, seguidas por uma mesa redonda onde o público poderá discutir com os convidados os assuntos abordados durante as apresentações. As inscrições são feitas através do site da Editoria POP (www.editorapop.com.br) e custam R$ 400,00 por pessoa para os três dias. As vagas são limitadas.

Além dos designers e artistas visuais Cezar de Almeida e Roger Bassetto, responsáveis pela publicação e proprietários da Editora POP, que farão a abertura do evento, o simpósio traz ainda o crítico de arte Agnaldo Farias, o escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli, os artistas plásticos Guto Lacaz e Cadu Costa, os ilustradores Hiro Kawahara, Carla Caffé e Renato Alarcão, além do diretor de arte e ilustrador José Carlos Lollo.

Sobre os palestrantes:

Agnaldo Farias – Crítico de arte, curador independente e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Foi curador do MAM-RJ entre 1998 e 2000, curador adjunto da Bienal de São Paulo de 1996 e da 29ª Bienal de São Paulo.

Lourenço Mutarelli – Escritor e quadrinista independente, autor de 12 álbuns de histórias em quadrinhos e 5 romances publicados. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, é o criador de “uma das mais importantes obras dos quadrinhos brasileiros em todos os tempos”.

Guto Lacaz – Formado em arquitetura pela FAU-SJC, sua produção transita entre o design gráfico, a releitura dos objetos do cotidiano e a exploração das possibilidades tecnológicas na arte, sempre com bom humor e surpresa.www.gutolacaz.com.br  

Cadu Costa – Artista visual, Cadu participa da atual edição da Bienal de São Paulo. Freqüentou a Escola de Belas Artes da UFRJ e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ambas no Rio de Janeiro. Em suas obras, questiona os limites do trabalho autoral.

Hiro Kawahara – Ilustrador e diretor de arte. Criador das toalhinhas de bandeja do McDonald’s, que até hoje – com quase 4 bilhões de lâminas impressas – levam sua assinatura. www.hiro.art.br  

Carla Caffé – Arquiteta (FAU-USP), trabalha com ilustração, desenho, teatro, publicidade e cinema. Foi editora da coluna semanal de desenhos “Cidade Nua” (Folha de São Paulo), lançou livros e teve trabalhos expostos na IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e na Pinacoteca do Estado. www.carlacaffe.com.br  

José Carlos Lollo – Começou a carreira como ilustrador da agência DPZ. Como diretor de arte trabalhou na DM9, Young & Rubican e Almap BBDO. Nos últimos anos tem-se dedicado à ilustração e projetos gráficos de livros.

Renato Alarcão – Ilustrador com mestrado na SVA – School of Visual Arts, de Nova Iorque, é professor de artes visuais. Colaborador regular da Folha de São Paulo, Alarcão tem trabalhos publicados nos jornais The New York Times e Le Monde Diplomatique. Recebeu o prêmio NOMA para livros ilustrados na cidade de Tóqui, Japão. www.renatoalarcao.com.br  

Serviço:

1° Simpósio Sketchbooks e o Processo Criativo

Organização: Editora POP

Data: 21, 22 e 23 de novembro, das 19h30 às 22h30

Local: Auditório Renato Castelo Branco

ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing 
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana 
São Paulo, SP
Tel.: (11) 5085-4500

Inscrições: www.editorapop.com.br  

Preço: R$ 400,00

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here