Artes Plásticas

Caixa Cultural SP realiza mostra “Alma brasileira – 100 anos de gravura”

Por Paulo Varella - outubro 4, 2014
4042 0
Pinterest LinkedIn
Cildo Meireles - Estojo, 1995

Quem são os artistas? A mostra reúne 37 artistas, tendo entre eles nomes como Marcelo Grassmann, Lygia Pape, Iberê Camargo, Waltercio Caldas, Jac Leirner, Laura Miranda e Cildo Meireles.

O que terá na mostra? A mostra reúne 101 trabalhos que se relacionam direta ou indiretamente com gravura. As obras fazem uso de técnicas clássicas da gravura como a serigrafia e a xilogravura mas também expansões como objetos molhados e carimbos.

Sobre o espaço: A Caixa cultural vem se esforçando desde sua inauguração para apresentar ao público a diversidade cultural brasileira a partir das manifestações de teatro, dança, música, artesanato e artes visuais, sempre exibindo mostras de grande interesse do público.

Quando? De 04 de outubro a 30 de novembro de 2014.

Anna Bella Geiger, Brasil 1500, 1996 (gravura em metal, 21x34cm)

Anna Bella Geiger - Brasil 1500, 1996

A intenção da exposição é traçar um panorama da produção de gravura dos últimos 100 anos, usando, para isso, uma seleção de trabalhos partindo do acervo da coleção do Museu de Gravura da Cidade de Curitiba, o qual conta com mais de 5000  trabalhos e comemora este ano seu 25º aniversário.

Ao construir um panorama, diferentes gerações se encontram com suas produções, e, segundo a curadora Fernanda Lopes, revelam ao longo das décadas os possíveis modos de pensar gravura. “Essa mostra revela não só a importância do Acervo do Museu da Gravura da cidade de Curitiba como também as abordagens e desdobramentos possíveis da noção de gravura ao longo da história”.

Hélio Oiticica,  Mangue Bangú, 1972 (serigrafia, 45x39cm)

Hélio Oiticica - Mangue Bangú, 1972

A intenção não é apenas trazer nomes consagrados da gravura, mas ampliar o modo como é visto essa linguagem. Dentro da exposição existem trabalhos dedicados `a pesquisa do processo de gravação clássico, trabalhos que podem ser relacionados em algum ponto com o processo e  outros que exploram as barreiras deste, como o uso de radiografias, superfícies perfuradas, carimbos, entre outros. 

Além da mostra, a Galeria D. Pedro II (localizada no prédio da Caixa Cultural) ainda exibirá 42 carimbos dos artistas Ana Gonzalez, Rossana Guimarães, Luciano Mariussi, Denise Roman e Cristiane Silveira.

Carlos Scliar. Telhados de Ouro Preto. 1977 (serigrafia, 36x55cm)

Carlos Scliar - Telhados de Ouro Preto, 1977

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de