Individual de Claudia Tavares no Ateliê da Imagem

0
2686

Quem é a artista? Carioca, Claudia Tavares é mestre em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e em Imagem e Comunicação pelo GoldSmiths College da University of London. A artista vive e trabalha no Rio onde dirige (junto `a Monica Mnsur) a Binóculo Editora, esta com foco em publicações de Artes Visuais. Além disto, Claudia também é uma das idealizadoras do projeto FIGURA, o qual se propões a apresentar novos artistas contemporâneos em espaços não institucionais. 

O que terá na individual? Cerca de 15 imagens e 2 vídeos compõe a exposição.

Sobre o espaço: Fundado em 1999, o Ateliê da Imagem é um dos principais espaços de referência em fotografia, focado no ensino, na produção e na reflexão desta linguagem. O espaço também se destaca como produtor cultural, promovendo diferentes atividades, seminários, palestras, consultorias e exposições na Galeria do Ateliê.

Quando? De 3 de outubro até 18 de dezembro de 2014.

Claudia Tavares_avesso

A individual intitulada “Vestida de infância” vem em conjunto com o mês do dia das crianças, e, para esta exposição, a artista tenta resgatar sua inocência infantil através das vestimentas que ela usava nesta época. Assim como as roupas são finitas, a infância também é algo que passa por nós e não temos controle sobre isto, mas Claudia se propõe a poetizar estas relações de tempo e realiza isso de forma sensível e delicada.

“Recebi de minha mãe vestidos usados por mim e minhas irmãs na nossa infância, que foram guardados desde então pela minha avó. Tentei vesti-los novamente, unir todos eles, abotoando uns aos outros para criar uma única peça. Não deu certo. A infância não me cabe mais”, diz a artista.

Tendo como base a vestimenta, a fotógrafa resgata as relações de afeto, de lembrança, de sentimentos e de crescimento.

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here