Maior evento de Artes-Visuais do Centro-Oeste traz panorama da produção contemporânea

0
4377
Pintura de Ana Muglia - detalhe (Foto: Evandro Salles)

Quem são os artistas? São 25 artistas presentes na exposição. Dentre eles, 20 selecionados por edital e 5 convidados. Estes último são Gê Orthof, Lucia Koch, Luiz Braga, Paulo Monteiro e Rodrigo Braga; já os selecionados são: Ana Muglia, André Hauck, Beto Shwafaty, Caroline Valansi, Cristina Salgado, Diego Bressani, Elen Gruber, Erica Ferrari, Evandro Soares, Felipe Abdala, Ícaro Lira, Ismael Monticelli, João Angelini, Marcelo Moscheta, Mariana Manhães, Marie Carangi, Marlene Stamm, Pedro David, Regina de Paula e Sandra Rey.

O que terá na exposição? A exposição é composta por trabalhos com diferentes linguagens, mídias e suportes, visando criar uma ampla visão do que está sendo produzido pelo país todo.

Sobre o espaço: O evento acontece no Museu Nacional da República. Integrante do Conjunto Cultural da República, o museu visa inserir o distrito federal no circuito mais amplo de arte e, para isso, promove diferentes ações, eventos e exposições.

Quando? De 12 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015.

10752579_892818977404525_2131811456_o

Trabalho de Elen Gruber

Situaçãos Brasília – Prêmio de arte contemporânea do Distrito Federal é o maior evento do gênero na região Centro-Oeste. Reunindo artistas de diferentes estados do país, o salão realizou a seleção de 20 trabalhos (dentro dos 437 inscritos), o convite de 5 artistas e ainda contará com catálogo homenageando Frederico Morais (importante crítico brasileiro).

Além dos trabalhos plásticos selecionados para a participação na mostra, 2 textos crítico/teóricos foram selecionados para estarem presentes no catálogo e receberam como premiação 5 mil reais. Ou seja, o salão é de destaque pois, além de trazer uma seleção de trabalhos visuais, também dá a oportunidade de conhecermos (através do catálogo) um pouco da produção literária das esfera artística. Os selecionados nessa categoria foram Alexandre Rodrigues da Costa, autor de ‘Entre o Abstrato e o Figurativo: o Olhar de Rainer Marie Rilke e Clarice Lispector sobre as Artes Visuais’ e Divino Sobral, de ‘A Violência na Arte Contemporânea Brasileira’.

Foto Diego Bresani - Superheróis das superquadras - Raimundo

Diego Bresani (Superheróis das superquadras - Raimundo)

As obras plásticas selecionadas também receberam uma premiação como ajuda de custo e, dentre elas, 5 foram escolhidas para o prêmio de aquisição do museu. Porém, a importância do evento não está nos valores ou nas colocações, e, sim, na construção desta intersecção de artistas responsáveis pela produção contemporânea brasileira.

sss

Obra de Pedro David (Foto: Evandro Salles)

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here