Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Casa-museu Ema Klabin promove palestra sobre as mulheres na história da moda

julho 28

Casa-museu Ema Klabin promove palestra sobre as mulheres na história da moda

Neste encontro, o palestrante pretende analisar o papel da mulher e a construção simbólica do feminino na história da moda nos séculos XIX e XX.
Obra Tarsila do Amaral. Costureiras, 1950 – Foto Divulgação.

A Fundação Ema Klabin promove no próximo dia 28 de julho (sábado), das 11h às 13h, a palestra Caligrafia dos Gestos: as mulheres na história da Moda, com Brunno Almeida Maia, pesquisador em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e residente do Núcleo de Estudos Contemporâneos do Museu da Imagem e do Som (NEC MIS 2018 ).

Com apenas 30 (trinta) vagas por ordem de inscrição, a atividade integra o Ciclo de Palestras “Mulheres e seus saberes”, que promove discussões e reflexões históricas e contemporâneas sobre o pioneirismo das mulheres em diversas áreas das artes e do conhecimento.

Em “Caligrafia dos Gestos: as mulheres na história da Moda”, o pesquisador – que desde 2012 investiga as relações da Moda com a Filosofia, a Arte e a Literatura – analisa as relações de gêneros, o papel da mulher e a construção simbólica do feminino na história da Moda nos séculos XIX e XX. A partir de uma constelação de autores como Gilda de Mello e Souza, Walter Benjamin, Marcel Proust, Virginia Woolf, Émile Zola, Marina Colasanti, Gilles Lipovetsky e Roland Barthes.

Caligrafia dos Gestos discute os mitos da tradição ocidental, nos quais a “figura” da mulher aparece como tecelã do destino dos homens, a importância das mulheres operárias na indústria têxtil, a criação do imaginário sobre o feminino nas literaturas dos séculos XIX e XX, o protagonismo de criadoras de moda como, por exemplo, Jeanne Lanvin, Gabrielle Chanel, Zuzu Angel, e, por último, a relação dos movimentos feministas e de contracultura, que subverteram certos códigos e padrões do vestir com uma “revolução” no guarda-roupa.

Sobre o palestrante:

Brunno Almeida Maia é pesquisador em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), pesquisador residente do NECMIS (Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS – Museu da Imagem e Som), professor convidado do Senac Lapa Faustolo, da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, do Centro Universitário Belas Artes e de espaços como CPF – Centro de Pesquisa e Formação Sesc, Sesc Ipiranga, Sesc Pompéia, Sesc Consolação, Sesc Jundiaí, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, Casa da Palavra Mário Quintana, Escola São Paulo, Oficina Cultural Hilda Hilst, Adelina Galeria e Galeria AMDO. É autor do livro “O Teatro de Brunno Almeida Maia” (Editora Giostri, 2014), assina capítulo sobre a relação entre a literatura e a moda no livro “Moda Vestimenta Corpo” (Editora Estação das Letras e Cores, 2015), e é um dos autores da antologia “São Paulo em Palavras” (Editora Aquarela Brasileira, 2017).

Serviço:

Palestra Caligrafia dos Gestos: as mulheres na história da Moda com Brunno Almeida Maia

Data: 28 de julho (sábado).

Horário: Das 11h às 13h.

Investimento: R$ 40,00.

Vagas: 30.

Inscrições: pelo site, por ordem de chegada: www.emaklabin.org.br/mulher-e-seus-saberes/caligrafia-dos-gestos

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP – 01446-020.

Telefone: 11 3897-3232

Informações: cursos@emaklabin.org.br

www.emaklabin.org.br

www.facebook.com/fundacaoemaklabin

www.instagram.com/emaklabin

twitter.com/emaklabin

 

Detalhes

Data:
julho 28

Local

Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43
São Paulo, São Paulo 04795-100
+ Google Map
Telefone:
11 3897-3232
Website:
www.emaklabin.org.br