Espaço Cultural Porto Seguro e Base 7 lançam edital voltado a artistas e coletivos

Por Paulo Varella - dezembro 12, 2018
122 0
Pinterest LinkedIn

Espaço Cultural Porto Seguro e Base 7 lançam edital voltado a artistas e coletivos
Projetos contemplados irão compor mostra Novas Efervescências, prevista para ocorrer no local em abril de 2019

ECPS

Espaço Cultural Porto Seguro | Crédito: Kelson Spalato

Fomentar o debate e a reflexão sobre a arte contemporânea no Brasil, testando sua produção em relação a seus próprios limites, contribuindo assim para a difusão dessas discussões junto ao público. É esse o objetivo do Edital Novas Efervescências, que o Espaço Cultural Porto Seguro lança em 3 de dezembro. Realizado pelo Ministério da Cultura e pelo próprio Espaço Cultural Porto Seguro em parceria com Base7 Projetos Culturais, o edital irá selecionar até sete projetos de artistas ou coletivos que, juntos, integrarão a mostra que o intitula, a ser realizada no centro cultural no primeiro semestre de 2019.

“A reflexão sobre os modos de fazer é parte essencial do trabalho do artista. É inerente à arte encarar a técnica, a linguagem e a matéria como problema ético e poético da prática artística, testando suas resistências e limites – sejam eles tradicionais, de composição, ou quaisquer outros”, afirma Rodrigo Villela, diretor do Espaço Cultural Porto Seguro. “Queremos selecionar artistas ou coletivos de artistas que produzam seus trabalhos nesses extremos, e façam dessa tensão, a força estética e o discurso poético de suas obras”, completa.

As inscrições devem ser feitas online, no site www.editalnovasefervescencias.com, até o dia 3 de fevereiro de 2019. Para participar, os artistas e/ou coletivos devem residir no Brasil, ter mais de 30 anos de idade e ter realizado no mínimo duas exposições individuais e duas coletivas em instituições culturais ou galerias de arte.

O formato da obra ou série é livre. Poderão ser selecionados trabalhos fotográficos, audiovisuais, pinturas, esculturas, instalações ou mesmo de aqueles que mesclam várias dessas linguagens – devem, entretanto, atender ao tema proposto pela organização.

Os projetos de criação e de produção de obra, sua adequação e coerência com o tema, a trajetória e o currículo dos proponentes estão entre os critérios que serão avaliados. No caso de trabalhos já realizados anteriormente, é imprescindível o seu ineditismo ao menos da cidade de São Paulo.

A inscrição do projeto deverá ser acompanhada de uma série de documentos, de além de currículos, portfólios e orçamentos detalhados. O custo total de produção e instalação da obra não deverá exceder o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Uma comissão formada por três especialistas de notório conhecimento na área de artes visuais será responsável pela seleção de projetos. Os nomes dos integrantes da comissão serão divulgados após o término da primeira etapa de seleção, juntamente com o comunicado dos projetos selecionados. Cada um dos artistas selecionados pela comissão receberá ainda o valor bruto de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Os projetos selecionados serão divulgados em 15 de fevereiro. Os proponentes terão então um período de uma semana para a entrega eventual de detalhamentos maiores sobre seus respectivos projetos. A lista final será divulgada em 25 de fevereiro. Os projetos serão apresentados na exposição coletiva Novas Efervescências, prevista para o período 27 de abril a 30 de junho de 2019, no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo.

Clique aqui para acessar o regulamento do edital.

Com dúvidas? Confira aqui as respostas para as perguntas mais frequentes.

Para demais dúvidas e esclarecimentos, o email [email protected].

SERVIÇO
Espaço Cultural Porto Seguro
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 610. Campos Elíseos – São Paulo
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h

Capacidade: 305 pessoas

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here