Exposição Almofadinhas no Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac)/RJ

Por Paulo Varella - maio 8, 2018
97 0
Pinterest LinkedIn
Grupo “Almofadinhas”, formado por três artistas homens que bordam, promove um encontro entre suas obras e as de Bispo do Rosário.
 
Após participar da Residência Artística CASA B no

​​

Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) durante o mês de abril, o grupo Almofadinhas, formado por Fábio Carvalho (RJ), Rick Rodrigues (ES) e Rodrigo Mogiz (BH), três artistas que tem o bordado como ponto em comum de suas produções, apresenta até 6 de julho a exposição “Almofadinhas | Experiência B”, com obras do grupo, tanto já existentes quanto as que criadas durante a residência artística, e de Arthur Bispo do Rosário, incluindo obras do mesmo nunca antes exibidas ao público, criando-se um diálogo simbólico entre a produção do grupo com a de Bispo do Rosário.

 
O grupo “Almofadinhas” surgiu em meados de 2015, quando os três artistas começaram a realizar conversas à distância, por meio das redes sociais, sobre as afinidades conceituais e imagéticas de suas obras. Em seus trabalhos, dedicam-se a temas do território do sensível e do delicado. Trazem o bordado masculino mais uma vez para o centro da Arte Contemporânea, e assim provocam a tradição ocidental patriarcal, arraigada à ideia de que esta é uma atividade artesanal do campo feminino, doméstico e de importância inferior, ampliando as discussões sobre questões de gênero, afetividade, memórias e sexualidade.
 
Os trabalhos de Arthur Bispo do Rosário compreendem coleções de objetos e bordados. Nos bordados Bispo usava os tecidos disponíveis, como lençóis ou roupas, e para obter linha para bordar desfiava o uniforme azul de interno. Bispo começou a produzir suas peças para atender a um “chamado” místico, e preparar um inventário do mundo para o dia do Juízo Final, quando ele se apresentaria a Deus. Bispo fez também estandartes, fardões, fichários, objetos do cotidiano, entre outros, num total de mais de 800 peças, nas quais bordou desenhos, nomes de pessoas e lugares, memórias dos tempos de marujo, frases com respeito a notícias de jornal ou episódios bíblicos.
 
O convite aos Almofadinhas para participar do programa partiu do curador do mBrac, Ricardo Resende, que também foi o curador da primeira exposição do grupo, realizada em 2017, em Belo Horizonte. Nesta nova edição a curadoria contou com Diana Kolker, gerente de educação do mBrac e coordenadora do programa de residências CASA B junto à Ricardo Resende.
 
​​

SERVIÇO:

​​

Exposição Almofadinhas | Experiência B

Visitação: até 6 de julho, de terça a sexta (exceto feriados), de 10h às 17h
Local: Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac)
Estrada Rodrigues Caldas, 3400 – Edifício Sede – Taquara, Jacarepaguá
Telefone: 3432-2402

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here