Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Mario Barila abre exposição solidária na sede do Consulado Geral de Portugal, em São Paulo

junho 15 - junho 23

Há cerca de um ano, o maior incêndio registrado em Portugal – desde o século 19 – foi amplamente divulgado, em especial as florestas e habitantes do vilarejo Pedrógão Grande ganharam notoriedade, como uma das regiões mais atingidas pelo fogo, deixando mais de 500 casas destruídas e um rastro de devastação florestal no distrito de Leira, centro de Portugal.

 

A partir deste cenário, o fotógrafo brasileiro Mario Barila, ativista social e ecológico visitou o país após o incêndio, em busca de promover alguma reparação ambiental para as áreas devastadas em Pedrógão Grande. O resultado dessa viagem, bem como a outros lugares portugueses, é um apanhado de belas imagens que serão expostas a partir do dia 15 de junho, na sede do Consulado Geral de Portugal, em São Paulo, na mostra Projeto Água Vida. A arrecadação através da venda das imagens será revertida para a Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrogrão Grande, que já está recebendo ajuda do fotógrafo, por meio de mudas para o reflorestamento da região.

 

Vale lembrar ainda que esta exposição – que vai até 23 de junho –  faz parte do programa “Experimenta Portugal” e que tem o apoio do Ministério da Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura e do Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

 

“As imagens produzidas em Portugal descortinam uma proposta inclusiva e positiva, sendo fruto de um trabalho fotográfico de qualidade técnica e composicional. O contraponto criado pelo autor, com imagens dos casarios centenários portugueses em cidades como Lisboa e Porto, cuja arquitetura é reconhecida internacionalmente, ou sua belíssima paisagem litorânea e campestre nos fazem refletir sobre a questão preservacionista encaminhada por belas fotografia”, opina o curador e crítico de fotografia, Juan Esteves.

 

A mostra de Mario está inserida também na programação do Experimenta Portugal, um evento do Consulado Português que se espalha pela cidade de São Paulo desde maio em mais de 15 espaços com uma série de atrações culturais que buscam aproximar o público paulistano de Portugal.

 

Sobre Mario Barila

Aluno do fotógrafo catarinense Araquém Alcântara, nome fortemente ligado a questão ambiental, iniciou seu caminho nesta direção há 7 anos, quando pela primeira vez reverteu toda a venda das imagens que fez em Ilhabela, para a compra de computadores para ajudar uma escola local. Em sua trajetória a preservação do meio ambiente e apoio social garantem sua forte atuação junto a áreas e regiões atingidas por desastres ambientais, como por exemplo a doação de mais de mil mudas de árvores até agora, para região que foi drasticamente atingida pelo rompimento da barragem de Mariana em Minas Gerais, um contraponto pelo descumprimento da promessa de reparação da Vale na região a qual se repetiu em Brumadinho. Suas fotografias contemplam não somente Mariana mas também Ouro Preto. www.mariobarila.com.br

 

Sobre Juan Esteves

Juan Esteves é fotógrafo, crítico e curador. Seus trabalhos estão em coleções como a do MASP, MAM, Pinacoteca do Estado, MAC-USP e Bibliotèque Nationale de France, Musée D’Elisée, Suiça entre outros. É autor de 6 livros autorais. Foi membro do Conselho Curador do Festival de Fotografia Paraty em Foco e  curador da mostra do Festival Foto em Pauta de Tiradentes, entre outros.

Detalhes

Início:
junho 15
Final:
junho 23
Evento Tags:
, ,

Local

Sede do Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Rua Canadá, 324
São Paulo, São Paulo 01436-000 Brasil
+ Google Map
Telefone:
3084-1800