Martha Medeiros e o Protagonismo Feminino no Theatro São Pedro/Porto Alegre

Por Paulo Varella - junho 12, 2018
88 0
Pinterest LinkedIn

Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Porto Alegre, em parceria com a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), convida a todos para um evento em homenagem à Eva Sopher, com a participação especial de Martha Medeiros, escritora e colunista dos jornais Zero Hora e O Globo, que irá falar sobre o tema “Protagonismo Feminino”. O talk show será apresentado porLaura Medina e terá como mestre de cerimônias a jornalista Daniela Sallet. O evento irá ocorrer dia 30 de junho (sábado), às 9h, com ingressos à venda pelo site: https://vendas.teatrosaopedro.com.br/protagonismo-feminino, por R$20. Todo o valor será revertido para a AATSP, que administra o projeto do Multipalco Eva Sopher.

  • Quem foi Eva Sopher?

Nascida em 1923, em Frankfurt, na Alemanha, Eva Margareth Plaut fugiu do regime nazista com sua família para o Brasil. Na época, com apenas 13 anos, teve que aprender outro idioma, cultura e, o mais importante, o respeito às diferenças, compreendendo o significado das palavras sobrevivência e liberdade. Morou em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde casou-se com Wolfgang Sopher e teve suas filhas – Renata e Ruth. Em 1960 mudou-se para Porto Alegre, onde dá início a um marco relevante na trajetória cultural do Rio Grande do Sul. Após tornar-se conhecida pelo trabalho como produtora cultural na Pró Arte, foi convidada a assumir, em 1975, o desafio de coordenar as obras de reconstrução do Theatro São Pedro interditado há dois anos devido ao mau estado de conservação e às precárias condições de segurança. Em 1982, quando foi criada a Fundação Theatro São Pedro, Dona Eva passa a responder por sua presidência e em 1984 ocorreu o tão aguardado retorno do Theatro São Pedro para o cenário cultural de Porto Alegre. Um ano depois, foram criadas a Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) e a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP), ambas idealizadas por Eva Sopher com a ajuda de amigos e empresários. Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas homenagens locais e estrangeiras pelo mérito de suas atividades, como o título “Personalidade do Ano”, “Destaque do Ano” e “Gaúcho Honorário”. Em 2015, foi a primeira brasileira a ser agraciada com a Medalha Goethe, uma honraria oficial da República Federal da Alemanha a personalidades que se destacaram de maneira especial na promoção do intercâmbio cultural internacional.

• Sobre o Multipalco:

Um espaço destinado às artes de palco, ao lado do Theatro São Pedro, equipado para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores. O espaço já conta com uma praça, restaurante e concha acústica, no piso superior, Sala da Música, Centro de Formação Cultural, que abriga a Escola de Música Sol Maior e dependências administrativas no sexto pavimento, além de estacionamento e subestação transformadora de energia elétrica. Também já foram concluídas as instalações hidrossanitária, elétrica, lógica e anti-incêndio de todo o complexo. O desafio agora é o término de novas etapas, como o teatro italiano, as salas múltiplas, o teatro oficina, a sala para dança e a central térmica.

“Saiba mais: http://www.teatrosaopedro.com.br/multipalco/

  • Sobre a Martha Medeiros:

Escritora e colunista dos jornais Zero Hora e O Globo. Tem 26 livros publicados, entre crônicas, romances, poemas e relatos de viagem. Suas obras já foram adaptadas para teatro, cinema e tevê, e fez parcerias musicais com Frejat, Nenhum de Nós e Jota Quest, entre outros. Seus títulos mais conhecidos são Divã, Doidas e Santas, Feliz por Nada, Fora de mim, Um lugar na janela e o recém lançado Quem diria que viver ia dar nisso.

  • Sobre o Grupo Mulheres do Brasil:

O Mulheres do Brasil é um grupo de mulheres criado em outubro de 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil. Ele é composto por mulheres de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor. Tem uma agenda propositiva com planos de ação para pensar e agir pensando no todo, por um país melhor. O grupo não tem partido, apenas levanta a bandeira de uma causa: O Brasil.

Quer fazer parte?

*Acesse o site para saber mais: http://www.grupomulheresdobrasil.com.br

Este evento não é exclusivo para mulheres e está de portas abertas para receber todos os públicos.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here