Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Martinho da Vila lança livro de crônicas no Sesc Avenida Paulista

junho 12 - junho 13

O escritor e sambista conversa com o público sobre o processo criativo e as histórias que inspiraram “2018 – Crônicas de Um Ano Atípico”

Sesc Avenida Paulista recebe no dia 12 de junho, quarta, o compositor e escritor Martinho da Vila no bate-papo de lançamento do seu livro “2018 – Crônicas de Um Ano Atípico“. No evento, que tem medição do jornalista e escritor Tom Farias, Martinho fala de como foi o processo de escrever um livro de crônicas, quais foram suas referências, a influência da música e episódios de sua vida pessoal. Com mais de uma dezena de publicações, o sambista tem obras traduzidas para o francês e lançadas em Portugal. O público poderá adquirir o livro no local e para participar do evento é necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência.

O LIVRO

“2018 – Crônicas de Um Ano Atípico” do sambista, compositor e escritor Martinho da Vila, reúne 48 crônicas divididas pelos doze meses do atípico ano de 2018, além de um posfácio especial escrito por Tom Farias, escritor, biógrafo e amigo pessoal do sambista. Com humor e leveza, fala da comemoração dos 80 anos de idade, da renovação dos votos de casamento com Cléo, da escola de samba Vila Isabel, da cidade do Rio de Janeiro, relembrando alguns de seus sucessos no samba e na literatura. Também aborda fatos marcantes do ano de 2018, como o assassinato de Marielle Franco, as eleições presidenciais, a visita ao ex-presidente Lula em Curitiba e a derrota do Brasil na Copa do Mundo.

TRECHO

Crônica “Viva Campo Grande! Viva Brasília!”

“Deu como exemplo o carnaval das escolas de samba, que além de ser cultural, une pessoas de todas as classes sociais e que em uma mesma ala desfilam brancos e negros.

Em qualquer evento com sambista há uma miscigenação racial, mesmo se um show for elitizado como o realizado em Campo Grande, na feijoada do Fernando, com preço proibitivo para negros, porque, no palco, os músicos eram pretos e todos, público e artistas, se integraram através do samba. A música dos EUA, também de origem africana, impera no mundo, mas quando o Brasil fizer um projeto bem arquitetado como a Inglaterra fez com o rock inglês dos Beatles, o samba pode suplantar a música americana em todo o universo. Declamou a letra do seu samba intitulado Claustrofobia, tema musical que é um incentivo para o samba a se espalhar pelo mundo”.

O AUTOR

Martinho da Vila nasceu em Duas Barras, Estado do Rio. É músico, ativista cultural e escritor. Desde 1965, suas atividades culturais e musicais estão vinculadas à escola de Samba Unidos de Vila Isabel, daí seu nome artístico – Martinho da Vila. Ficou conhecido nacionalmente a partir de 1967, quando se apresentou no III Festival da Record, com o partido alto “Menina Moça”. A partir de então, sua vasta produção musical cresceu e foi reconhecida nacional e internacionalmente. Como escritor, Martinho da Vila tem livros publicados desde 1986, tanto de ficção quanto de não ficção, lançados no Brasil e em Portugal, e alguns deles traduzidos para o francês. Tem se dedicado ao romance e à crônica, com regular colaboração para jornais e revistas. Continua em plena atividade como artista e escritor, fazendo turnês nacionais e internacionais, e, em 2019, lança pela Kapulana seu mais novo livro, “2018 – Crônicas de um ano atípico”.

MEDIAÇÃO

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde também reside. É formado em Letras, com especialização em Literatura Brasileira do século 19, e Comunicação Social, em Jornalismo. Autor de 13 livros já publicados por diversas editoras, entre biografias, romances, ensaios, infanto-juvenil e história literária.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO LIVRO “2018 – CRÔNICAS DE UM ANO ATÍPICO”

Com Martinho Da Vila e mediação de Tom Farias

Quando: dia 12 de junho de 2019

Horário: às 19h30 (quarta)

Onde: Praça (térreo)

Quanto: Grátis, vagas limitadas. Retirada de ingressos 1h antes, no térreo.

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Detalhes

Início:
junho 12
Final:
junho 13
Website:
sescsp.org.br/avenidapaulista