Maurício Adinolfi apresenta “Adamastor”, uma instalação constituída por duas partes de um barco, no Centro Cultural São Paulo

Por Equipe Editorial - agosto 3, 2016
170 0
Pinterest LinkedIn

Maurício Adinolfi

ADAMASTOR
É uma instalação constituída por duas partes de um barco tradicional caiçara de aproximadamente 3m50 cada peça, uma em cada lado do espaço superior do Centro Cultural São Paulo (Piso Caio Graco).

Localizadas de frente uma para a outra, a proa e a popa do barco foram carbonizadas e estão ligadas por 20 cabos de aço de 40m cada – na distância que separa um extremidade da outra – sobre o vão central do Centro Cultural, tensionados por esticadores de ferro presos na caverna de cada uma duas peças. Partes de uma ossada de baleia Jubarte, pesquisada e encontrada pelo artista, atravessam a embarcação; assim como os elementos mercúrio, asfalto e sal.

A separação entre a popa e a proa do barco faz surgir um espaço vazio, que estirado pela tensão dos cabos de aço acaba por inventar um espaço poético, que nesse movimento de distenção e retesamento engendra uma certa dramaticidade, principalmente estando sobre um espaço de altura considerável, formando uma espécie de abismo com a arquitetura do CCSP; e por estar invertido, já que a proa está virada. A instalação caracteriza-se por demostrar toda sua estrutura de construção, os materiais aparentes e a não ocultação de sua armação

O título do projeto, Adamastor, faz referência ao mítico gigante referido por Luís de Camões em Os Lusíadas. Representa as forças da natureza contra Vasco da Gama sob a forma de uma tempestade (baseado na mitologia greco-romana), ameaçando a ruína daqueles que tentassem dobrar o Cabo das Tormentas para penetrar no Oceano Índico, os alegados domínios de Adamastor.

ARTES VISUAIS E EXPOSIÇÕES
I e II Mostras do Programa de Exposições 2016
Abertura 06.08     |   15h – 18h

de 6/8 a 30/10
A I e a II Mostra do Programa de Exposições 2016, que chega a seu 26º ano, apresentam individuais simultâneas dos artistas selecionados Anna Israel, Daniel Jablonski, Flora Rebollo, Gian Spina, Gustavo Torres, Yuli Yamagata, Mauricio Adinolfi e Tiago Mestre. Em paralelo, dois outros artistas convidados, Bruno Faria e Luiz Roque, expõem projetos recentes a convite da Curadoria de Artes Visuais do CCSP.

Terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – livre – Piso Caio Graco
grátis – sem necessidade de retirada de ingressos

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here