Série especial de MPB executada por grupos e bandas de alunos e ex-alunos da Escola do Auditório, no Auditório Ibirapuera-Oscar Niemeyer

Por Equipe Editorial - julho 11, 2016
111 0
Pinterest LinkedIn

As três últimas sextas-feiras de julho levam ao foyer do Auditório a apresentação do grupo vocal Seis Canta, na primeira; o sexteto instrumental Chorando em Ré Menor, na segunda; finalizando com o quarteto Saxofonando; o repertório privilegia a música popular brasileira. Nos dias 15, 22 e 29, no primeiro dia às 21h e nos dois seguintes às 16h.

A ideia dos 3 dias de shows é mostrar a diversidade de sonoridades que essas formações apresentam.

A instituição, sob gestão do Itaú Cultural desde 2011, funciona no próprio Auditório e se destaca pelo ensino musical popular de forma teórica e prática, base de uma formação que permite que muitos jovens talentos sigam profissionalmente na área. O objetivo é proporcionar uma sólida formação na área da música popular, unindo teoria e prática. Os estudantes aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira, seus estilos, instrumentos e personagens. Dando coesão e direcionamento ao ensino, o repertório é focado em autores brasileiros, tanto nas aulas quanto nas apresentações realizadas pelos diversos grupos da escola.

Se a pauta te interessar, podemos armar entrevistas com os alunos, ex-alunos, ou também com os responsáveis pela Escola do Auditório ou o responsável pela programação da casa. Acha que rende algo?

Aproveito para completar com a programação do final de semana de 15 a 17 no Auditório Ibirapuera:
Como já citei acima, na sexta-feira, às 21h, se apresenta o grupo vocal Seis Canta, dentro da série especial de MPB.

No sábado, às 16h, o Auditório Ibirapuera recebe Ballet Paraisópolis com o espetáculo Dançando com a Alma. O grupo de 110 crianças apresenta 24 coreografias – resultado de quatro anos de curso de dança-, que incluem balé clássico, neoclássico e contemporâneo; a apresentação é gratuita, conta com a participação especial das bailarinas Isabella Rodrigues e Sofia Tarragó e tem audiodescrição.

Domingo, às 21h, o grupo A Barca apresenta o espetáculo Trilha. O septeto traz canções populares de diversos cantos do Brasil, colhidas em expedições com propósitos etnomusicológicos; a apresentação tem interpretação simultânea em Libras.

15 JUL 2016 | 21h
MÚSICA NO FOYER
com SEIS CANTA

O grupo Seis Canta mescla o seu primeiro espetáculo, Meio Fio, com seu novo projeto, Identidades. A reflexão sobre os conflitos urbanos é atrelada a questões sobre a construção do indivíduo e do respeito à diversidade. A apresentação tem caráter experimental e parte do repertório é composto de peças inéditas.

duração: 60 minutos (aproximadamente)
ingressos: Gratuito. Entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera.
[livre para todos os públicos]

  

16 JUL 2016 | 16h
BALLET PARAISÓPOLIS
em espetáculo Dançando com a Alma

O grupo formado 110 crianças sobe ao palco para apresentar o espetáculo Dançando com a Alma, como mostra do trabalho realizado durante quatro anos de curso. Composta por um diversiman, com 24 coreografias nas modalidades clássico, neoclássico e contemporânea, a apresentação conta ainda com a participação das bailarinas convidadas Isabella Rodrigues (São Paulo Companhia de Dança) e Sofia Tarragó (Pavilhão D).

duração: 70  minutos (aproximadamente)
ingressos: Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.
[livre para todos os públicos]
A apresentação no Auditório Ibirapuera conta com audiodescrição

17 JUL 2016 | 19h
A BARCA 

O grupo paulistano – formado por Andre Magalhães, Ari Colares, Chico Saraiva, Laeticia Madsen, Lincoln Antonio, Marcelo Pretto e Renata Amaral -, que trabalha com a pesquisa da cultura popular brasileira, mostra um repertório composto de cantos dos terreiros brasileiros, onde reza é festa e festa é reza.

duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

A apresentação no Auditório Ibirapuera conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here