Viaje 15 mil km pelos ares do Brasil

0
404

Caixa Cultural São Paulo apresenta, de 13 de março a 13 de maio, a mostra “Pelos Ares: 15.042 Km de Brasil”, que reúne mais de 60 fotografias aéreas e vídeos do piloto Lu Marini, além de objetos e um simulador de realidade virtual em que o visitante chega próximo da sensação de voar. Considerado um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo, Lu Marini reuniu material obtido em suas expedições por 22 estados brasileiros durante nove anos.

Com curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, a exposição promove surpresas e sensações que seguem além da estética ao possibilitar a análise de questões ambientais, sociais e econômicas do país.

São retratados percursos que somam milhares de quilômetros de uma realidade formada por várias realidades, culturas e ecossistemas.

Em “Pelos Ares: 15.042 Km de Brasil”, o visitante pode conferir seis temas centrais: Atlântico, Pantanal, Transamazônica, Rio Tietê, Rio São Francisco e Rio Doce. O conteúdo retrata o litoral brasileiro de norte a sul, a vida selvagem no Pantanal, a realidade da rodovia mais polêmica do país, o sofrimento de quem vive às margens de um dos rios mais poluídos do mundo, as diferenças de outro rio com seus encantos e, por fim, a tragédia ambiental de Mariana (MG).

“Sempre vou me inspirar nos meus sonhos de infância, no sonho de Dédalo, Ícaro e de tantos homens e mulheres que desejaram cruzar o céu ao lado dos pássaros”, explica Lu Marini. “Foi a minha curiosidade, o amor pela natureza, a sede por descobertas e minha paixão por voar que me levaram a jornadas incríveis e a encontros inesquecíveis”.

Em meio às paisagens vistas de cima, entre o belo e também o devastador, estão as histórias de quem encontra na simplicidade uma forma de viver – gente que muitas vezes é vítima de descasos sociais e ambientais. Este é, de fato, o objetivo maior da exposição: permitir se colocar no lugar do outro enquanto promove a reflexão e alimenta a busca por um mundo melhor, mais justo e humano.

Sobre o piloto

Lu Marini nasceu no dia 8 de outubro em Itu, do interior de São Paulo, Brasil. Formado em Administração de Empresas com MBA em Marketing, consolidou sua carreira profissional nas áreas de consultoria, comunicação e marketing. Com passagem por grandes corporações, fundou a própria empresa em 1990, direcionando suas atividades para marketing e produções. Hoje, atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários para a televisão, entre eles a série de expedições “Rastreando” e “Pousos e Decolagens”. No esporte, é piloto instrutor master de paramotor, recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade (Popocatépetl/México). Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos, além de ser instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil. Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce, transmitidas pelo Fantástico, programa exibido na Rede Globo de Televisão.

 

Ficha Técnica

Realização: CAIXA Cultural

Patrocínio

Produção: Fly Comunicação

Artista: Lu Marini

Produção executiva: Gabriela Alejandra Nebot

Projeto expográfico: Marcos Braga

Projeto gráfico: Claudia Intatilo

Assessoria de imprensa: Adelante Comunicação Cultural

Textos: Helena Gomes e Lu Marini

Versão para o inglês: Talita Canesin

Curadoria: Gabriela Alejandra Nebot

Serviço:

Exposição: “Pelos Ares: 15.042 Km de Brasil”

Local: CAIXA Cultural São Paulo –  Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo – SP – próxima à estação Sé do Metrô)

Abertura e visita guiada com Lu Marini: 13 de março, terça-feira, às 19h

Visitação: de 13 de março a 13 de maio

Visitação: 9h às 19h (terça a domingo)

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Entrada franca

Acesso para pessoas com deficiência

 

Artigo anteriorVeja quem estava na abertura de “Lágrimas de Ouro”
Próximo artigoConheça as grandes mulheres da música
Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here