MAC USP apresenta: “Folhas de Viagem”

0
1556

Quem é o artista? Laura Martin, dos brasileiros Bartolomeo Gelpi, Gustavo von Ha e do coletivo formado pelos artistas Guilherme Fogagnoli, Maíra Endo e Samantha Moreira
O que vai ter na exposição? Fotografias
É um bom programa? Sim
A galeria é conceituada? Sim
Até quando? Julho de 2013

Abertura da exposição Folhas de Viagem, no MAC USP Cidade Universitária (29 de novembro, às 19 horas), terá projeção ao ar livre.

Em cartaz no MAC USP Cidade Universitária a partir de 29 de novembro, às 19 horas, Folhas de Viagem apresenta trabalhos da artista francesa Laura Martin, dos brasileiros Bartolomeo Gelpi, Gustavo von Ha e do coletivo formado pelos artistas Guilherme Fogagnoli, Maíra Endo e Samantha Moreira. Com curadoria de Ana Magalhães, a exposição resulta do projeto de residência artística de Laura Martin, junto ao MAC USP, em 2010, e da sua relação com as proposições dos artistas brasileiros convidados. O ponto de partida na seleção das obras apresentadas foi a viagem de Blaise Cendrars ao Brasil, em 1924, a publicação de seu volume Feuilles de Route. 1. Le Formose, e sua relação com os modernistas Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

As obras de Laura Martin – as fotografias da série Uma Cidade para Todos e a instalação Palavras que Nós Carregamos, Palavras que nos Carregam – são o registro e o resultado de ações que a artista propôs com diferentes estruturas sociais da cidade. Quebrando Rocha, projeto criado em 2008 por Guilherme Fogagnoli, Guilherme Maglio, Maíra Endo e Samantha Moreira, é uma apresentação de Live Cinema construída a partir de “loops” produzidos de cenas retiradas de mais de vinte filmes de Glauber Rocha (1931-1981), recombinados e re-editados ao vivo criando uma nova narrativa, compondo uma nova obra. A apresentação do coletivo acontece somente na abertura da exposição.

Bartolomeo Gelpi parte do Autorretrato de Amedeo Modigliani, do acervo do MAC USP e presente na exposição, para apresentar uma série de pinturas que servem de estudo – numa espécie de gramática da cor – para sua pintura denominada Modigliani. Finalmente, o Projeto Tarsila, de Gustavo von Ha, ao imitar os desenhos da artista da fase Pau-Brasil, trabalhar sobre folhas de papel centenárias e escolher molduras, ora compradas em antiquários, ora deliberadamente envelhecidas, recoloca o problema da formação artística e trata daquela experiência modernista como um cânone para a produção contemporânea.


Exposição                   FOLHAS DE VIAGEM

Curadoria                    Ana Magalhães

Abertura                     29 de novembro, às 19 horas

Encerramento            Julho/2013

Funcionamento          terça e quinta das 10 às 20h; quarta, sexta, sábado, domingo e feriado das 10 às 18 horas. Segunda fechado.

Local                           MAC USP Cidade Universitária

                                    Rua da Praça do Relógio, 160

Telefone                      11 3091.3039

Educativo                   11 3091.3328

                                    Entrada gratuita

                                    www.mac.usp.br

 

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here