Galerias e Eventos

Conheça Renato Magalhães Gouvêa, pioneiro do mercado de arte no Brasil

Obra acompanha a carreira de Renato Magalhães Gouvêa, diretor do MASP por mais de 50 anos e pioneiro no desenvolvimento do setor de quadros e esculturas no país

Por Equipe Editorial - setembro 15, 2022
27 0
Pinterest LinkedIn

Renato Magalhães Gouvêa revolucionou a história da arte no Brasil durante meio século, entre as décadas de 1950 e 1990. Apoiou artistas, realizou exposições, organizou leilões e produziu “São Paulo: Sociedade Anônima”, importante filme do cinema brasileiro, lançado em 1965. Ele liderou o setor de vendas de obras de artes e estabeleceu preço, qualidade e glamour até então nunca alcançados no mercado nacional, tanto no padrão dos eventos quanto nos valores das peças.

Os detalhes desta jornada efervescente são contados em Maestro, lançamento da Matrix Editora, escrito pelo biógrafo Rogério Godinho. A biografia, repleta de fotos de época e reproduções de importantes obras de artistas citados ao longo do livro, revela os primeiros passos da trajetória de uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do setor artístico brasileiro no século XX, que foi diretor do MASP por mais de 50 anos e segue, no alto de seus 93 anos, antenado ao mercado de arte.

O título do livro tem origem em um poema de Francisco Luiz de Almeida Salles em homenagem à Renato Gouvêa Magalhães que o define como “maestro da contenção da convulsão de valores das artes plásticas brasileiras”. Ainda na adolescência, Magalhães percebeu a felicidade que a observação de um quadro trazia. Essa emoção, mais tarde, o levaria a deixar a advocacia e se dedicar ao campo cultural. Um dos seus maiores desejos era conectar a arte a mais pessoas, principalmente próximas, para que elas pudessem experimentar os mesmos sentimentos de alegria.

Renato Magalhães Gouvêa

Renato foi parceiro e amigo de grandes nomes da cultura brasileira, como Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi, Gilberto Freyre, Flávio de Carvalho, Sérgio Milliet, Sérgio Rodrigues, Di Cavalcanti e Luiz Sérgio Person. Ele conquistou como clientes os maiores colecionadores da época, de Olavo Setúbal a Joseph Safra, de Valentim Diniz a Ricardo Brennand. Como galerista, foi um ator essencial, ora revelando, ora resgatando artistas como José Claudio, Mario Gruber, Claudio Tozzi, Yutaka Toyota, Noemia Mourão e outros gênios, a maior parte deles exclusivos.

Ao viajar por um período de destaque das artes brasileiras, Maestro oferece uma visão íntima, detalhada e criativa sobre como é viver com a arte, para arte e da arte em terras tupiniquins. O livro e a vida de Renato Gouvêa Magalhães são fontes de inspiração e conhecimento para artistas, apreciadores, colecionadores e curiosos que desejam se deslumbrar pelas galerias de emoções apresentadas na obra.

O livro tem o apoio do Banco Itaú.

Ficha técnica

Título: Maestro – Renato Magalhães Gouvêa e a revolução do mercado de arte
Autor: Rogério Godinho
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-238-6
Tamanho: 16 x 23 cm
Páginas: 328
Preço: R$ 79,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon


Leia também:
Soft Power: como a Bienal e a SP Arte ajudam a promover o Brasil no exterior

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários