Galerias e Eventos

“De David a Van Gogh” é o tema de novo curso do MASP Escola

Aulas começam em agosto se estendem até dezembro de 2022

Por Equipe Editorial - agosto 12, 2022
74 0
Pinterest LinkedIn

“De David a Van Gogh”, o novo curso do programa Histórias da Arte do MASP Escola, pretende apresentar e discutir as manifestações artísticas do mundo ocidental ao longo do século 19, desde a Revolução Francesa, na obra de Jacques-Louis David, até o início da arte moderna, com Paul Cézanne. As primeiras aulas serão estruturadas em torno da oposição das ideias de clássico e romântico. Depois, será visto como o realismo surge como negação do romantismo e do neoclassicismo, preparando o caminho para o rompimento definitivo com a tradição, que virá com o impressionismo. As aulas finais irão mostrar como as obras de artistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne se articulam com a produção do período e servem como ponto de partida para a arte do século 20, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de estilo quanto do ponto de vista da personalidade artística.

“De David a Van Gogh”, um curso online

As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e ficará disponível aos alunos durante cinco dias. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.

Sobre o professor

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp e pós-doutorando no MAC-USP. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh do acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus e espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor da pós-graduação da PUC-SP e foi pesquisador associado no Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis (RKD), na Holanda. É membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA).

Especialistas Convidados

Carlos Lima Junior, Lúcia Klück Stumpf, Heloisa Espada e Renato Menezes.

Investimento

Público Geral: 5x R$ 294,30
Amigo Masp: 5x de R$ 250,15

Serviço

Terças-feiras, entre 16 de agosto e 6 de dezembro de 2022, das 19h30 às 21h30.
Inscrições no link

Leia também:
MASP Escola lança curso “o Renascimento de Giotto a Tintoretto”

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários