Galerias e Eventos

Eduardo Navarro: artista argentino que une arte e ciência

O artista explora diferentes níveis de percepção e formas de alteração da realidade e do tempo

Por Equipe Editorial - junho 4, 2019
2756 0
Pinterest LinkedIn

Eduardo Navarro, nascido em 1979, é um artista de Buenos Aires, Argentina, cujo trabalho tem sido mostrado em diversas exposições coletivas ao redor do mundo. O artista investiga possíveis pontos de convergência entre arte e ciência, dedicando especial atenção às possibilidades de diálogo entre espécies.

Suas performances e instalações muitas vezes dependem de artistas, bailarinos e voluntários para acontecer. As propostas envolvem desde de coreografias complexas até desenhos comestíveis, em que ele parte de experiências sensoriais para colocar em cheque a separação Ocidental entre natureza e cultura.

Coreografia de Eduardo Navarro
Frieze Project, coreografia de Eduardo Navarro
Acervo Nara Roesler

Navarro partiu de uma pesquisa sobre o movimento dos ventos para conceber uma grande instalação composta por 30 trajes que serão ativados por performers e bailarinos ao longo da exposição.

Assim como em trabalhos anteriores, Timeless Alex (Alex Atemporal), 2015 e Octopia, 2016, em que Navarro desenvolveu uma indumentária especial para habitar o corpo de outras espécies (tartarugas e polvos), em Predição Instantânea do Tempo, o artista cria uma espécie de “roupa-biruta” que conecta o corpo com o ar em movimento. Ele explora formas de transformação da percepção para propor novas maneiras de relacionamento entre o humano e o seu meio.

Obra de Eduardo Navarro
Timeless Alex (2015)

Navarro desenvolveu junto com a bailarina e coreógrafa paulista Zélia Monteiro uma série de movimentos coreográficos em que bailarinos investigam o potencial plástico e a eficiência desses aparatos em resposta, e em relação, às correntes de vento dentro e fora do Pivô. Haverá duas ações programadas no início e no final da exposição, além de programas públicos em que os visitantes são convidados a experimentá-los.

Predição Instantânea do Tempo é um projeto comissionado pelo Pivô e realizado em seu espaço expositivo principal. A exposição foi viabilizada por meio de uma parceria anual com o Instituto Inclusartiz.

Frieze Project, coreografia de Eduardo Navarro
Acervo Nara Roesler
Frieze Project, coreografia de Eduardo Navarro
Acervo Nara Roesler

Fontes

https://nararoesler.art/artists/76-eduardo-navarro/

http://www.32bienal.org.br/pt/participants/o/2547

https://www.pivo.org.br/exposicoes/eduardo-navarro/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários