Exposições e Eventos

Feira Livre de Arte Contemporânea convoca artistas visuais de MG

Inscrições gratuitas de 27 de janeiro e 28 de fevereiro. A edição será híbrida, ampliando a participação de artistas e público

Por Equipe Editorial - janeiro 25, 2023
332 0
Pinterest LinkedIn

Feira Livre de Arte Contemporânea – a FLAC – convoca artistas visuais e coletivos para participarem da segunda edição do evento que, desta vez, é realizada em formato híbrido. Inscrições acontecem entre 27 de janeiro e 28 de fevereiro no site do evento e serão aceitas candidaturas de artistas ou coletivos que trabalham com Desenho, Fotografia, Pintura, Gravura, Escultura, Objeto, Grafite, Cerâmica, Instalação, Vídeo, Arte Digital, Performance, técnicas mistas e outras áreas de expressão situadas no campo das Artes Visuais. As inscrições são gratuitas, abrangendo todo o estado de Minas Gerais.

Seleção

Até 80 artistas e coletivos serão selecionados pela comissão curadora da FLAC, de acordo com recorte e critérios presentes na convocatória. Os selecionados participarão do evento online, expondo suas obras e interagindo com o público. A Feira Livre de Arte Contemporânea será realizada entre 8 e 23 de abril.

O evento

Durante o evento, o público terá acesso a oficinas, rodas de conversas, visitas temáticas e os artistas selecionados participarão de workshop presencial sobre planejamento e vendas, atividades que integram a Ação Educativa da FLAC. O objetivo do projeto é dar visibilidade à produção artística contemporânea de Minas Gerais, promovendo a presença dos artistas selecionados na Internet, ampliando o acesso do público e fomentando o mercado das Artes Visuais no estado. E, também, promover ações educativas que instiguem o público a interagir com a arte contemporânea de maneira reflexiva, dialogando e produzindo significados de acordo com a bagagem e a experiência de cada um. Acesso é a palavra-chave da ação educativa da FLAC, que está a cargo de Marci Silva, e nessa edição abordará o tema “Coleção”.

Esta será a primeira edição híbrida da FLAC e a decisão em experimentar o formato reflete movimento internacional de virtualização das feiras de arte verificado nos últimos anos. Em função da pandemia, as feiras e galerias viveram um momento de recessão no início mas, com a virtualização, os resultados de vendas foram positivos mediante o alcance internacional propiciado pela modalidade online. O objetivo de experimentar esse modelo para a FLAC é justamente proporcionar a oportunidade de maior alcance para artistas e coletivos independentes.

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na área cultural desde 2010, tendo recebido prêmios e menções nacionais e internacionais por seus projetos. A equipe da FLAC é composta por profissionais de diversas áreas ligados ao universo das Artes Visuais e Produção Cultural.

Este projeto é realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura – FEC e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o patrocínio da empresa MGS.


Sobre a Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC

A Feira Livre de Arte Contemporânea (FLAC) tem como principais objetivos fomentar a economia criativa no âmbito das Artes Visuais, em colaboração com galerias, circuitos e iniciativas afins, promover o encontro do público com essa produção de forma reflexiva e instigante por meio de sua Ação Educativa e contribuir para o reconhecimento do papel fundamental da Arte e da Educação Artística e Cultural para o desenvolvimento integral de qualquer sociedade. A primeira edição da FLAC ocorreu em 2017, com participação de 65 artistas e coletivos.


Serviço

Convocatória Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC
Inscrições abertas para artistas visuais e coletivos
Data: 27 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023
Link da convocatória e mais informações


Leia também:
Inscrições abertas para o Troféu HQMIX 2023

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários