Galerias e Eventos

Obras de João Turin podem ser visitadas gratuitamente em Curitiba

O Memorial Paranista, em homenagem a João Turin, abriga seleção de cerca de 100 obras em exposição permanente.

Por Thais de Albuquerque - fevereiro 24, 2022
145 0
Pinterest LinkedIn

Obras do artista João Turin (1878-1949) estão expostas no Parque São Lourenço, em Curitiba, e podem ser visitada gratuitamente.

Obras de João Turin
Obras expostas no Memorial Paranista. Foto: Maringas Maciel

Construído pela prefeitura, o Memorial Paranista, em homenagem a João Turin, abriga uma seleção de cerca de 100 esculturas e baixos relevos em uma exposição permanente. “Ser público e de graça nos aproxima do ideal de popularização da arte. O local passa a ser um espaço de convivência”, afirma Samuel Lago, um dos detentores dos direitos autorais do artista.

Obras de João Turin
Memorial Paranista no Parque São Lourenço, em Curitiba. Foto: Maringas Maciel

A conquista de um espaço privilegiado como este, que proporciona grande visibilidade ao legado de João Turin é um dos pontos altos de um trabalho minucioso de levantamento de seu legado que contemplou uma série de etapas, tais como pesquisa, localização de obras, catalogação, recuperação, fundição, entre outras. Foram catalogadas 410 obras, entre esculturas, desenhos, pinturas, design de moda e criações arquitetônicas.

Obras de João Turin
Obra exposta no Memorial Paranista. Foto: Maringas Maciel

Sobre João Turin

Em quase 50 anos de carreira, João Turin tem esculturas em locais públicos do Paraná, Rio de Janeiro e também na França. Turin também está no acervo de arte do Vaticano com a escultura “Frade Lendo”, entregue como presente do povo brasileiro ao Papa Francisco, em 2013, na primeira visita do pontífice ao Brasil.

Nascido em 1878 em Morretes, João Turin mudou-se ainda garoto para Curitiba, iniciando seus estudos em artes, chegando a ser professor. Especializou-se em escultura na Bélgica. Retornou ao Brasil em 1922, trazendo comentários elogiosos da imprensa francesa. Foi premiado no salão de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1944 e 1947. Faleceu em 1949.

Em junho de 2014, seu legado foi prestigiado pelas 266 mil pessoas que visitaram “João Turin – Vida, Obra, Arte”, a exposição mais visitada da história do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que ficou em cartaz por 8 meses.


Serviço


Memorial Paranista João Turin: Rua Mateus Leme, 4700 (Curitiba, Paraná).
Entrada gratuita.
Agendamento de visitas guiadas no site www.curitiba.pr.gov.br/memorialparanista
Site sobre João Turin: joaoturin.com.br
Redes sociais: @escultorjoaoturin e facebook.com/escultorjoaoturin

Leia também

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários