Galerias e Eventos

OMA Galeria apresenta “Achados e Perdidos” de Nario Barbosa

A mostra traz fotos de objetos esquecidos em estações de metrô com intervenções em bordados

Por Equipe Editorial - agosto 18, 2022
49 0
Pinterest LinkedIn

A OMA Galeria apresenta Achados e Perdidos do artista Nario Barbosa. A mostra traz uma série de fotografias com bordados que retratam objetos abandonados em estações de trem e metrô da cidade de São Paulo. 

OMA Galeria
Carteiras
OMA Galeria
Chaves

Além de objetos esquecidos comuns e esperados, como chaves e carteiras, itens curiosos podem também foram retratados, como uma tesoura de jardinagem, uma pia de banheiro ou um par de alianças. 

OMA Galeria
Tesoura

Desde o antigo trabalho como fotojornalista o assunto já interessava a Barbosa. Ele realizou várias matérias sobre as seções de “achados e perdidos”, mas esta é a primeira vez que o fotógrafo tem a oportunidade de explorar o assunto do ponto de vista mais autoral, brincando com os mistérios da vida cotidiana. 

Carregando a herança de uma família de bordadeiras, o artista sergipano nasceu na cidade de Cedro de São João, conhecida justamente pelo bordado de ponto de cruz. Sendo assim, suas obras são um ponto de intersecção entre memórias de diferentes temporalidades: a da história que levou o objeto até aquela estação, a do estado de abandono e a do ressignificado que Barbosa lhe atribui devolvendo vida com as linhas coloridas que também contam sobre si mesmo.

OMA Galeria

A OMA Galeria tem como proposta combinar a sofisticação de grandes galerias com uma forma de produzir e instalar cultura nos arredores. Focada em artistas que tenham uma produção coesa e com carreiras consolidadas, ou em processo de consolidação, e com a premência de pensar o espaço que vá além da comercialização de obras de arte e da representação de artistas, percebeu-se a necessidade também, de explorar novos caminhos que contemplam um espaço de convivência, experiências e trocas. Com essa demanda, algumas iniciativas resultaram de forma natural nos segmentos OMA Educação e OMA Cultural. Dentro da OMA Educação propomos desenvolver projetos junto com escolas e instituições que demonstrem interesse em compartilhar conosco a busca pela construção de uma sociedade mais humana, crítica e participativa de suas ações. A OMA Cultural atua por meio de diversas ações voltadas para artes visuais, com a intenção de aproximar arte e cultura do nosso cotidiano e também para oferecer um espaço que está em constante busca pelo conhecimento e pensamento reflexivo.


Serviço

Exposição Achados e Perdidos, de Nario Barbosa
Local: OMA Galeria
Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 – Jardins – São Paulo, SP 
Data: de 13 de agosto até 18 de setembro 2022
Funcionamento: de terça a sexta das 14h às 19h; aos sábados das 10h às 15h.  Ingresso: Grátis

Leia também:
CCBB homenageia Ariano Suassuna e Movimento Armorial

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários