Gente de Arte

Henri Matisse: Biografia, obras e estilo do mestre francês

Henri Matisse foi um pintor, desenhista e escultor francês, nascido em 31 de dezembro de 1869, em Cateau-Cambresis e falecido em 3 de novembro de 1954, em Nice.

Ele passou a infância em Bohain-en-Vermandois antes de iniciar sua vida profissional como Secretário do Conselho em Saint-Quentin. Aos vinte anos, após uma crise de apendicite, ele ficou acamado por várias semanas. Para ocupar seus dias sua mãe lhe deu uma caixa de pintura e assim ele descobriu o prazer pela pintura.

Madame Yvonne Landsberg, 1914

Onde Matisse estudou

Ele se matriculou no curso de desenho da escola Maurice Quentin de La Tour para designers têxteis da indústria local.

École Maurice Quentin De La Tour

Em 1890, o pintor abandonou de vez os estudos de direito para se dedicar inteiramente à arte. Em Paris, ele ingressou na Escola Nacional de Belas Artes e começou a frequentar o ateliê de Gustave Moreau em 1895. Foi nesse período que ele conheceu Georges Rouault, Albert Marquet e passou a visitar as exposições de artistas renomados como Jean-Baptiste-Camille Corot e Paul Cézanne.

Carmelina, 1903

Primeira exposição

Em 1896, Matisse exibiu sua obra pela primeira vez na exposição Salon des Cent (Salão dos Cem) e no Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes. Ambos os salões foram iniciativas que vendiam obras de arte a preços acessíveis e permitiu que ele expusesse sem passar por um júri.

Harmonia em vermelho, 1908

Ele passou o verão em Belle-Île-en-Mer e conhece o australiano John Peter Russell, que o apresenta a Auguste Rodin e Camille Pissarro. Desta forma ele começou a explorar a pintura impressionista que descobriu em 1897 no Museu de Luxemburgo.

John Peter Russell, foi um pintor impressionista australiano
Janela aberta, 1905

Em 1894, nasceu a sua filha Marguerite com a esposa Amélie Noellie Parayre que teve mais dois filhos com ele: Jean em 1899 e Pierre em 1900. O artista passou uma semana em Londres no conselho de Pissarro onde descobriu a pintura de Joseph Mallord e William Turner.

Henri Matisse, sua esposa Amélie Noellie Parayre e sua filha Marguerite

Mesa de Jantar, 1897

A partir de 1900, Matisse trabalhou na Académie de la Grande Chaumière (Academia da Grande Cabana) sob a direção de Antoine Bourdelle e também participou da oficina de Eugène Carrière, lá conhece André Derain e Jean Puy. Derain é quem o apresenta a Maurice de Vlaminck. Ele expôs no Salon des Independants (1901) e participou da primeira edição do Salon d’Automne (1903).

A Académie de la Grande Chaumière, desde 1957 chamada Académie Charpentier, é uma escola de arte, situada no número 14 da rue de la Grande Chaumière, em Montparnasse, Paris. Foi fundada en 1902 pela suíça Martha Stettler (1870-1946) e teve grande reputação no início do século XX. A academia oferecia cursos completos, mas também um serviço único de “croquis à cinq minutes” que proporcionava, pelo pagamento de uma entrada por sessão, a possibilidade de fazer Desenho de modelo vivo. Podem citar-se, entre os inúmeros artistas que frequentaram esta academia, Matisse, Modigliani, René Iché e Giacometti, ou os portugueses Diogo de Macedo, Maria Helena Vieira da Silva, Carlos Botelho, Mário Cesariny, Maluda, Mily Possoz, etc. Entre os alunos brasileiros cabe lembrar os excelentes Gastão Worms, Raul Deveza, Antônio Bandeira, Yoshiya Takaoka, Jorge Mori, Vicente do Rego Monteiro, Expedito Camargo Freire, Wesley Duke Lee e o escultor Bruno Giorgi.
Mulher lendo, 1894

No início de 1905, apresenta uma importante exposição especial em Bernheim-Jeune e participa do Salon des Independants (Salão dos Independentes). No Salon d’Automne (Salão de Outono) de 1905, as obras de Matisse, Albert Marquet, Vlaminck, Derain e Kees van Dongen, causam um escândalo com suas cores puras e violentas.

Quais são as características da obra de Matisse?

As obras de Henri Matisse são conhecidas por várias características distintivas:

  1. Cores Vibrantes: Matisse era conhecido por seu uso ousado e vibrante de cores. Ele frequentemente usava cores não naturais para expressar emoção e atmosfera em suas pinturas.
  2. Simplificação das Formas: Matisse frequentemente simplificava as formas em suas obras, reduzindo-as a formas geométricas básicas. Isso contribuía para uma sensação de harmonia e equilíbrio visual.
  3. Padrões Decorativos: Matisse muitas vezes incorporava padrões decorativos em suas pinturas, especialmente em seus trabalhos de natureza morta e em cenas de interiores.
  4. Expressão de Movimento: Suas pinturas muitas vezes transmitem um senso de movimento fluido e dinâmico, mesmo quando representam figuras ou objetos estáticos.
  5. Técnica de Pintura em Camadas: Matisse desenvolveu uma técnica distintiva de pintura em camadas, aplicando tinta em camadas espessas e depois raspando ou raspando para revelar cores subjacentes, criando assim uma sensação de profundidade e textura.
  6. Tema de Vida Cotidiana e Natureza Morta: Matisse frequentemente retratava cenas da vida cotidiana, como interiores domésticos, naturezas-mortas e figuras humanas em atividades mundanas.

Essas são apenas algumas das características mais proeminentes das obras de Matisse, que contribuíram para seu legado duradouro na história da arte moderna.

Qual é a importância de Matisse na história da arte?

Henri Matisse é uma figura de extrema importância na história da arte, e suas contribuições são vastas e duradouras. Aqui estão algumas das razões pelas quais ele é considerado tão significativo:

  1. Fauvismo: Matisse foi um dos principais expoentes do movimento fauvista. O fauvismo foi um dos primeiros movimentos modernos a romper com as convenções artísticas tradicionais, especialmente no que diz respeito ao uso da cor. As obras fauvistas de Matisse e seus colegas foram fundamentais na abertura de novos caminhos para a expressão artística.
  2. Inovação Visual: Matisse foi um pioneiro em sua abordagem do uso da cor, forma e composição. Sua experimentação com formas simplificadas, cores vivas e padrões decorativos influenciou significativamente o desenvolvimento da arte moderna.
  3. Desenvolvimento do Cubismo: Embora não seja um cubista em si, Matisse teve um impacto indireto no desenvolvimento do cubismo. Sua abordagem de simplificar as formas e representar objetos de múltiplos pontos de vista ajudou a pavimentar o caminho para os artistas cubistas, como Picasso e Braque.
  4. Legado Educacional: Matisse também é lembrado por sua contribuição para a educação artística. Ele ensinou e inspirou muitos artistas em sua carreira, tanto através de sua própria prática artística quanto por meio de sua dedicação ao ensino e à escrita sobre arte.
  5. Ampla Gama de Mídias: Matisse trabalhou em uma variedade de mídias, incluindo pintura, escultura, colagem e gravura. Sua versatilidade e habilidade em diferentes formas de expressão artística mostram sua importância como um artista verdadeiramente multifacetado.

No geral, a importância de Matisse para a história da arte reside não apenas em suas realizações artísticas individuais, mas também em seu papel como um dos principais catalisadores da mudança e inovação na arte do século XX. Ele continua sendo uma figura influente e reverenciada até os dias atuais.

Fauvismo: O nascimento do nome.

Por que o movimento fauvista recebeu esse nome?

A aparência dessas pinturas agrupadas em uma sala, segundo a crítica de Louis Vauxcelles, era a de uma “gaiola com feras”. O nome “fauvismo” (fera) é imediatamente adotado e reivindicado pelos próprios pintores. Este período também foi importante para o reconhecimento do seu trabalho. Matisse se torna o líder da linha do fauvismo e no mesmo ano ele conhece Edmond-Marie Poullain.

Retrato de Madame Matisse, 1905

Por que Matisse parou de pintar?

Henri Matisse nunca parou completamente de pintar, mas sua prática artística foi significativamente impactada por questões de saúde em seus últimos anos de vida. Nos anos 1940, Matisse foi diagnosticado com câncer e, subsequentemente, passou por uma série de cirurgias que o deixaram debilitado e limitaram sua capacidade de se mover livremente.

Devido à sua saúde frágil, Matisse encontrou dificuldades em manter sua prática de pintura tradicional. No entanto, isso não o impediu de continuar criando arte de outras formas. Mesmo confinado a uma cadeira de rodas, ele começou a experimentar a técnica da colagem, na qual ele podia cortar formas de papel colorido e organizá-las para criar composições vibrantes e expressivas.

Essa mudança na prática artística de Matisse resultou em uma fase altamente produtiva e inovadora em sua carreira. Suas obras de colagem, muitas vezes enormes em escala, são hoje consideradas algumas das mais importantes e influentes de sua carreira.

Portanto, embora problemas de saúde tenham limitado sua capacidade de pintar da maneira tradicional, Matisse encontrou novas maneiras de expressar sua criatividade e deixar um legado duradouro na história da arte.

Viajar inspirava o artista

Muitas viagens serviram de fonte de inspiração: Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, Estados Unidos e Taiti. Entre 1908 e 1912, suas obras são exibidas em Moscou, Berlim, Munique e Londres. Em 1913, Matisse é exibido no New York Armory Show, juntamente com obras de Marcel Duchamp e Francis Picabia, num evento exclusivamente voltado à arte moderna.

Place des Lices, 1904

Depois do inverno de 1916 em Nice, Matisse decidiu ficar mais tempo na Riviera Francesa. Ele considerava o lugar um paraíso embora não tenha procurado transmitir isso em suas pinturas.

Qual foi a obra mais famosa de Matisse?

Uma das obras mais famosas de Henri Matisse é “A Dança” (La Danse), uma série de pinturas e esculturas que retratam figuras humanas em movimento em uma dança circular. A versão mais conhecida é a pintura a óleo sobre tela criada em 1909, atualmente parte da coleção do Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York.

A Dança (1909) – Henri Matisse

“A Dança” é celebrada por sua simplicidade e vitalidade. As figuras estilizadas dançam em um círculo, evocando um senso de alegria e energia. As formas e cores vibrantes utilizadas por Matisse nesta obra exemplificam sua abordagem inovadora à arte, especialmente durante o período fauvista.

Embora “A Dança” seja uma das obras mais emblemáticas de Matisse, ele produziu muitas outras obras importantes ao longo de sua carreira, incluindo “A Alegria de Viver” (Le Bonheur de Vivre), “Natureza Morta com Romãs” (Nature morte aux grenades), entre outras. Cada uma dessas obras contribui para o legado duradouro de Matisse na história da arte moderna.

Quantas obras Matisse produziu?

Henri Matisse produziu um número significativo de obras ao longo de sua carreira. Embora não haja um número exato conhecido de todas as suas pinturas, estima-se que Matisse tenha produzido mais de 1.000 pinturas ao longo de sua vida. Além disso, ele também trabalhou em outras mídias, como escultura, desenho, gravura e colagem, aumentando ainda mais a extensão de seu corpo de trabalho artístico. Matisse foi um artista prolífico e sua influência continua a ser sentida na arte contemporânea até os dias de hoje.

Mais sobre a vida de Matisse

Desde o começo da Primeira Guerra Mundial, ele deixou a cidade de Collioure. Depois de passar parte do inverno de 1916-1917 em Nice, Matisse decide ficar mais tempo na Côte d’Azur, que ele considera um paraíso, cuja traambientação ele procura em suas pinturas.

Em 1919, ele recebeu uma comissão de Igor Stravinski e Serge Diaghilev para desenhar os figurinos e cenários do balé Le Chant du rupignol apresentado em Londres.

Em 1925, Matisse foi nomeado cavaleiro da Legião de Honra.

Em Nova York, há uma retrospectiva dos seus trabalhos (1927). Depois de uma estada nos Estados Unidos, ele retornou a Paris para montar o La Danse em Merion para a Fundação Barnes em 1933.

Ilustração de Matisse para o livro Ulisses

Ele trabalhou na ilustração do romance Ulysses de James Joyce e nos cenários e figurinos de Rouge et Moir para os Ballets Russos de Monte-Carlo (1934-1938).


Mulher com Chapéu, 1905

Em 1941, sofrendo de câncer, ele foi hospitalizado na clínica do Parc de Lyon. Seus médicos lhe disseram que ele não teria mais do que seis meses para viver. Se ele não pode mais viajar, ele então usa os animais trazidos de volta de suas viagens para vestir seus modelos de todo o mundo. Sua enfermeira, Monique Bourgeois, concorda em ser seu modelo. Matisse usa a técnica de gouaches découpées e inicia a série Jazz.

Matisse, O Vestido Verde e Laranjas (Monique Bourgeois que se tornaria a Irmã Jacques-Marie)

O que é guache découpées?

Guache découpées é uma técnica de arte desenvolvida pelo famoso artista francês Henri Matisse. Consiste em cortar formas de papel colorido e depois colá-las para criar composições artísticas. O termo “découpées” vem do francês e significa “recortes” ou “cortes”.

Matisse começou a explorar essa técnica no final de sua carreira, quando sua saúde estava debilitada e ele não podia mais pintar ou esculpir com a mesma facilidade. As guaches découpées permitiam que Matisse continuasse a criar obras de arte expressivas, usando uma abordagem mais física e tátil.

Ele usava uma tesoura para cortar formas de papel colorido e, em seguida, organizava e colava essas formas em um suporte, como tela ou papel, para criar composições vibrantes e dinâmicas. Essas obras são conhecidas por sua simplicidade, mas ao mesmo tempo por sua expressividade e vitalidade.

As guaches découpées de Matisse são consideradas algumas das obras mais importantes e influentes de sua carreira tardia e representam uma inovação significativa na história da arte moderna.


Matisse e Irmã Jacques-Marie

Em 1944, Marguerite e sua mãe foram presos pela Gestapo por fazerem resistência. Marguerite permaneceu na prisão por seis meses, enquanto sua mãe consegue escapar do trem que a levava para um acampamento. Ela se refugia na floresta de Vosges.

le Ciel et Polynésie, la Mer (1946). Esta obra está no Centro Pompidou, Paris

Em 1945, uma grande retrospectiva foi organizada no Salon d’Automne. Ele executa as tapeçarias Polinésia, le Ciel et Polynésie, la Mer (1946) e começa a trabalhar a partir de 1949 a decoração da capela do Rosário Vence.

Em 1952, é inaugurado o Museu Matisse de Cateau-Cambrésis, sua cidade natal.

Museu Matisse de Cateau-Cambrésis

Matisse morreu em 3 de novembro de 1954 e ser enterrado no cemitério de Cimiez.

Música, 1910

Fontes:

https://www.eternels-eclairs.fr/biographie-henri-matisse

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

O corpo humano na visão de Francis Bacon

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) abriu recentemente a exposição Francis Bacon –…

9 minutos ago

O retrato de Arnolfini: o maior enigma de Jan van Eyck

A história da arte ocidental está cheia de excelentes obras-primas feitas ao longo dos séculos,…

7 horas ago

7 frases de Mark Twain que são mais atuais do que nunca

Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista…

7 horas ago

10 coisas que irão surpreendê-lo sobre o mestre renascentista Sandro Botticelli

1 - Seu nome verdadeiro não era Sandro O verdadeiro nome de Sandro Botticelli foi…

7 horas ago

Conheça os 15 maiores artistas vivos do mundo

A arte é uma coisa subjetiva, é impossível dizer quem são os melhores artistas visuais.…

1 dia ago

Emmanuel Nassar ocupa Sala de Vidro do MAM SP com obra interativa

O MAM SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) apresenta na Sala de Vidro…

1 dia ago