2500 obras do Brasil colonial para você, grátis

0
1934
Natureza Morta (Agostinho da Motta)

Entrou no ar hoje o Brasiliana Iconográfica, primeiro portal a reunir desenhos, aquarelas, pinturas e gravuras de quatro das principais coleções brasilianas públicas e privadas, e a disponibilizar para o público no ambiente digital conteúdo e informações sobre a iconografia brasileira em algumas peças fundamentais produzidas desde a chegada dos europeus, no século XVI.

Criado a partir da parceria firmada pelo Instituto Moreira Salles, Biblioteca Nacional, Itaú Cultural e Pinacoteca de São Paulo, o portal contempla um recorte do universo ligado à brasiliana. O termo envolve tudo o que diz respeito à cultura e história do Brasil, datado a partir do século XVI, quando começam a circular os primeiros mapas e livros sobre a América Portuguesa.

O conjunto inicial de cerca de 2.500 obras dá acesso às imagens em alta definição de cada coleção, com recurso de zoom para que as obras possam ser observadas em detalhes, assim como trará informações sobre elas: origem, temas, histórias e ficha catalográfica.

Acesse o site aqui

Sobre o acervo de iconografia do Instituto Moreira Salles

O acervo do IMS inclui aproximadamente 2 mil imagens, entre desenhos e aquarelas, gravuras avulsas, livros de viajantes, álbuns de suvenir e mapas, que tiveram um papel importante na divulgação da então jovem nação brasileira no cenário mundial. Este conjunto reúne um grande número de artistas viajantes que retrataram o Brasil ao longo do século XIX.

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here