Mostra só de artistas mulheres de 1880 a 1930 ganha espaço na Pinacoteca

0
5215
Um canto do meu ateliê - Abigail de Andrade, 1884

Qual a exposição? “Mulheres artistas: as pioneiras (1880-1930)”, com curadoria de Ana Paula Simioni e Elaine Dias e acompanhamento de Fernanda Pitta

Quem são as artistas? A mostra apresenta artistas desde 1880 quando Abigail de Andrade foi premiada na 26a Exposição Geral de Belas-Artes, em 1884, até a década de 1930, com a chamada “rotinização” do modernismo no Brasil, momento em que as mulheres artistas passam a ocupar definitivamente um lugar de destaque na arte brasileira.

O que terá a mostra? A exposição visa mostrar a inserção da mulher no sistema artístico brasileiro, enfatizando os processos de formação a que tiveram acesso e sua difícil afirmação como artistas profissionais em meio ao mundo das artes da época que insistia em restringi-las ao ambiente doméstico, reduzindo-as à condição de “naturalmente amadoras”.

Sobre o espaço: A Pinacoteca do Estado de São Paulo é uma das mais importantes instituições de arte do Brasil. Localizado em um edifício no Jardim da Luz (Centro de São Paulo), o museu é o mais antigo do ramo em São Paulo (fundado em 1905 e regulamentado desde 1911).

Abertura: 13 de junho, às 11h.

Período expositivo: De 13 de junho a 6 de setembro de 2015.

img1

Estudo de nu sentado - Tarsila do Amaral, 1921

De 1880 a 1930, diversas pintoras e escultoras realizaram obras de importância histórica e estética. Na mostra o público terá a oportunidade de tomar contato com as artistas e obras desse período que ainda hoje são praticamente desconhecidas, bem como questionar as razões de tal desconhecimento, além dos critérios de inclusão e exclusão delas no mundo das artes, que sem dúvida, são perpassados por questões de gênero e poder.

img2

Autorretrato - Beatriz Pompeu de Camargo, 1917

A qualidade de muitas destas obras permite contestar o rótulo de “amadoras” com que foram julgadas. A exposição será uma ocasião fundamental para conferir as produções, muitas delas jamais antes vistas por públicos ampliados, ou umas em relação às outras.

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here