Exposições

Mostra só de artistas mulheres de 1880 a 1930 ganha espaço na Pinacoteca

Por Paulo Varella - junho 11, 2015
5501 0
Pinterest LinkedIn
Um canto do meu ateliê - Abigail de Andrade, 1884

Qual a exposição? “Mulheres artistas: as pioneiras (1880-1930)”, com curadoria de Ana Paula Simioni e Elaine Dias e acompanhamento de Fernanda Pitta

Quem são as artistas? A mostra apresenta artistas desde 1880 quando Abigail de Andrade foi premiada na 26a Exposição Geral de Belas-Artes, em 1884, até a década de 1930, com a chamada “rotinização” do modernismo no Brasil, momento em que as mulheres artistas passam a ocupar definitivamente um lugar de destaque na arte brasileira.

O que terá a mostra? A exposição visa mostrar a inserção da mulher no sistema artístico brasileiro, enfatizando os processos de formação a que tiveram acesso e sua difícil afirmação como artistas profissionais em meio ao mundo das artes da época que insistia em restringi-las ao ambiente doméstico, reduzindo-as à condição de “naturalmente amadoras”.

Sobre o espaço: A Pinacoteca do Estado de São Paulo é uma das mais importantes instituições de arte do Brasil. Localizado em um edifício no Jardim da Luz (Centro de São Paulo), o museu é o mais antigo do ramo em São Paulo (fundado em 1905 e regulamentado desde 1911).

Abertura: 13 de junho, às 11h.

Período expositivo: De 13 de junho a 6 de setembro de 2015.

img1

Estudo de nu sentado - Tarsila do Amaral, 1921

De 1880 a 1930, diversas pintoras e escultoras realizaram obras de importância histórica e estética. Na mostra o público terá a oportunidade de tomar contato com as artistas e obras desse período que ainda hoje são praticamente desconhecidas, bem como questionar as razões de tal desconhecimento, além dos critérios de inclusão e exclusão delas no mundo das artes, que sem dúvida, são perpassados por questões de gênero e poder.

img2

Autorretrato - Beatriz Pompeu de Camargo, 1917

A qualidade de muitas destas obras permite contestar o rótulo de “amadoras” com que foram julgadas. A exposição será uma ocasião fundamental para conferir as produções, muitas delas jamais antes vistas por públicos ampliados, ou umas em relação às outras.

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here