Mulheres em Cena no teatro

0
767

 

Foto Bruno Padilha (Anima, Letícia Mantovani)

‘Mulheres em cena’ é um projeto independente – idealizado por Vanessa Macedo e organizado pela Cia Fragmento de Dança –, que reúne trabalhos dançados por mulheres e traz à cena a performatividade do feminino em sua força, delicadeza, instinto e memória.

Três peças compõem esta primeira edição, que acontece de 13 a 15 de abril, no Kasulo – Espaço de Cultura e Arte, sede da Cia.: a primeira, Anima, é uma parceria entre Letícia Mantovani e Vanessa Macedo, que teve início em 2017. Partindo de uma pesquisa sobre memórias de infância, o solo carrega o desejo de falar sobre o que nos habita de selvagem ou estrangeiro. O que em nós se reconhece como natureza inadequada, ávida por existir.

Um corpo só comvanessa Macedo. Foto: Leo Lin

O segundo trabalho, Fragmento de Um Corpo Só, como o nome diz, é um trecho do solo criado em 2015, e que inaugura o que a Cia Fragmento vem chamando de “Dança depoimento” – uma dança que traz elementos autobiográficos como disparadores de construções cênicas.

Por último, Dança para Camille, parte de um dueto que compõe o trabalho Corpos Frágeis (2010) e que, há algum tempo, Vanessa Macedo nutria o desejo de transformá-lo num trabalho independente para ser dançado por duas mulheres, Daniela Moraes e Maitê Molnar. Durante o seu processo criativo, em 2018, a vida e obra da escultora francesa Camille Claudel foram fontes de inspiração. São corpos sós, acompanhados de seus duplos. Frente e verso. Luz e sombra. E tudo o que está entre.

Dança para Camille, Daniela moraes e Maitê Molnar. Foto: Bruno Padilha

As três peças são independentes, mas, partilham da mesma construção dramatúrgica. Em tempos de aridez, censuras e incertezas para a arte/cultura, “Mulheres em cena” é também um ato de engajamento político-artístico.

_____________________________________

Serviço:

‘Mulheres em cena’ – Direção: Vanessa Macedo

Com “Anima”, de Letícia Mantovani; “Fragmento de Um Corpo Só”, de Vanessa Macedo, e “Dança para Camille”, de Vanessa Macedo com Daniela Moraes e Maitê Molnar

Dias 13, 14 e 15/4 (sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h).

Classificação: 14 anos. Duração: 45 min.

Kasulo Espaço de Cultura e Arte (R. Souza Lima, 300, sobreloja, Barra Funda)

Ingressos: R$ 20,00 inteira/ R$ 10,00 meia

 

Programação:

Anima

Coreografia e dança: Leticia Mantovani

Direção: Vanessa Macedo

Figurino: Francine Marson

Fragmento de Um Corpo Só

Coreografia, dança e direção: Vanessa Macedo

Música: Tu me suis, Marie – Oh yes! (Les Reines Prochaines)

Dança para Camille

Coreografia e direção: Vanessa Macedo

Dança: Daniela Moraes e Maitê Molnar

Trilha: Gustavo Domingues

 

Artigo anteriorAbertura da exposição de Dudu Garcia na Verve/SP
Próximo artigoOs 10 melhores lugares para você ver arte contemporânea em Merbourne
Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here