arte do dia

As 10 obras mais famosas de Renoir


Pierre-Auguste Renoir era um artista francês muito produtivo, e estava entre os principais pintores do impressionismo durante a segunda metade do século XIX e o início do século XX.

Enquanto suas obras anteriores exibiam qualidades impressionistas de cores vibrantes e pinceladas soltas, mais tarde ele se distanciou do movimento e se inspirou na arte clássica.

Renoir é mais conhecido por suas representações de mulheres, evoluindo a sociedade parisiense e as cenas domésticas; assim como nus e pinturas de dança.

A seguir, listaremos as 10 obras mais famosas de Renoir. Todas as imagens abaixo foram retiradas do projeto Google Arts & Culture.


10) Duas irmãs (no terraço), 1881

Acervo: Instituto de Arte de Chicago (Estados Unidos)

O Maison Fournaise (House of Fournaise) é um restaurante localizado em uma ilha no Sena em Chatou, a oeste de Paris. Serve como cenário não apenas dessa obra encantadora, mas de outra obra-prima de Renoir, intitulada Almoço do Partido Náutico.

A irmã mais velha da pintura é Jeanne Darlot, que se tornou atriz. A identidade da irmã mais nova permanece desconhecida, pois afirma-se que ela não é parente de Jeanne. O título Duas Irmãs foi dado à pintura por Renoir, enquanto o título No terraço foi concedido por seu primeiro proprietário, Paul Durand-Ruel.


9) Os Guarda-Chuvas (1881-1886)

Acervo: Galeria Nacional, Londres (Inglaterra)

Esta pintura mostra a cena de uma rua movimentada em Paris, com a maioria das pessoas usando guarda-chuvas para se proteger da chuva. Os guarda-chuvas são famosos, pois mostram duas fases da carreira artística de Renoir, pois esse quadro foi pintado em duas partes.

Renoir começou a trabalhar nele por volta de 1881, usando as pinceladas rápidas e os tons vibrantes do impressionismo. Ele voltou à pintura em 1885, quando havia perdido o interesse pelo impressionismo e se inspirado na arte clássica.

O lado esquerdo da pintura, particularmente a principal figura feminina, foi pintado em um estilo linear mais clássico com o uso de cores mais suaves.


8) A Parisiense (1874)

Acervo: Museu Nacional do País de Gales

A modelo presente nessa famosa obra de arte é Henriette Henriot, atriz do teatro Odéon. Quando a pintura foi exibida pela primeira vez na sua primeira exposição impressionista em 1874, foi descrita como um fracasso pelos críticos, onde um deles se referiu ao sapato dela como um pequeno rato preto.

A Parisiense atualmente está entre as pinturas mais aclamadas de Pierre-Auguste Renoir. Essa mudança se deu desde que esta se tornou parte da coleção do Museu Nacional do País de Gales em 1952.

A obra é uma das peças mais icônicas e populares do museu, e se tornou uma das obras de arte mais premiadas de Wale.


7) Garotas ao Piano (1892)

Acervo: Museu de Orsay, Paris (França)

As cenas domésticas exibidas regularmente nos trabalhos posteriores de Renoir e as meninas tocando piano eram assuntos recorrente e apreciados pelo pintor.

Renoir foi convidado pelo governo francês a executar uma pintura para o Musée du Luxembourg e Garotas ao Piano foi resultado dessa missão. O artista tomou extremo cuidado com o projeto, desenvolvendo e refinando a composição em uma série de cinco telas.

Na obra em questão, Renoir descreve magistralmente uma cena íntima e envolvente de uma família de classe média, e ela é considerada a mais bem-sucedida em sua série de obras de arte sobre a vida doméstica.


6) Madame Georges Charpentier e seus filhos (1878)

Acervo: Metropolian Museum of Art (Met Museum), Nova Iorque (Estados Unidos)

Certo dia, o rico editor Georges Charpentier e sua esposa Marguérite se interessaram muito pela arte de Renoir. Georges encomendou esta pintura em 1879, no mesmo ano ela e foi exibida no Salon de Paris. Esse quadro foi um trabalho inovador para Renoir, trazendo-o muita atenção e admiração crítica.

Na pintura, Marguérite Charpentier está sentada ao lado de seu filho de três anos, Paul. Paul está vestido de forma idêntica à sua irmã Georgette, sentada no cachorro da família.


5) Dança em Bougival (1883)

Acervo: Museu de Belas Artes de Boston (Estados Unidos)

Juntamente com Dance in the City e Dance in Country, esta pintura faz parte de um conjunto de três pinturas encomendadas por Paul Durand-Ruel, um dos maiores apoiadores do pintor.

Uma atração principal do Museu de Belas Artes de Boston, retrata duas amigas de Renoir, Suzanne Valadon e Paul Auguste Llhote. A pintura retrata duas valsas entrelaçadas a um abraço apaixonado.

Ela é considerada uma das primeiras reversões de Renoir para um estilo de pintura mais clássico. A dança em Bougival é a mais conhecida do famoso trio de pinturas de danças feitas por Renoir em 1883.


4) La Loge (1874)

Acervo: Universidade de Londres (Inglaterra)

Essa pintura foi o principal quadro exposto de Pierre-Auguste Renoir na primeira exposição impressionista em abril de 1874, e ela retrata um casal elegante sentado nos melhores lugares do teatro.

Como muitos impressionistas, Renoir usa o loge para capturar a natureza mutável da moderna sociedade parisiense, mas acrescenta mistério à sua narrativa. A mulher elegantemente vestida abaixou os óculos de ópera, possivelmente para se revelar aos admiradores do teatro, enquanto seu companheiro levanta seus binóculos, presumivelmente, para dar uma olhada mais de perto em uma mulher bonita.

La loge é considerada uma das obras-primas do movimento impressionista e é um dos principais destaques da coleção da Galeria Courtauld.


3) As Grandes Banhistas (1887)

Acervo: Museu de Arte da Filadélfia (Estados Unidos)

Na parte final de sua carreira, Renoir concentrou-se em nus monumentais e cenas domésticas. Nesta pintura, que mostra uma cena de mulheres nuas tomando banho, ele dá uma qualidade escultural enquanto a paisagem atrás delas brilham com uma luz impressionista.

As modelos na pintura incluem sua futura esposa Aline Charigot (a loira sentada atrás) e a pintora Suzanne Valadon, em primeiro plano.

O pintor passou três anos aperfeiçoando Les Grandes Baigneuses e a obra-prima é o mais conhecido dos nus tardios e abundantes de Renoir.


2) O Almoço dos Barqueiros (1881)

Acervo: Coleção Phillips, Washington, D.C.

O Almoço dos Barqueiros está entre as pinturas mais famosas não só de Renoir, mas de todo o movimento impressionista, a obra é conhecida por sua riqueza de formas e uso magistral da luz. Nela, Renoir usa elementos de design como equilíbrio e harmonia; e cores ricas características do estilo impressionista.

A pintura é um retrato romantizado dos amigos do artista, desfrutando de uma tarde em uma varanda ao longo do rio Sena. Entre eles, a futura esposa de Renoir, Aline Charigot, e outro famoso pintor impressionista, Gustave Caillebotte.

O ator Edward G. Robinson disse que, durante trinta anos, visitava periodicamente esta obra-prima e a encarava, pensando em maneiras de roubá-la.


1) O Baile no Moulin de la Galette (1876)

Acervo: Museu de Orsay, Paris

Esta pintura mostra uma típica tarde de domingo no Moulin de la Galette, no distrito de Montmartre, no século XIX em Paris. Moulin de la Galette era um salão de dança e café ao ar livre, perto da casa do artista, que ele costumava visitar.

Renoir revela seu verdadeiro talento na pintura que une a arte do retrato coletivo, da natureza-morta e da pintura de paisagem. Seu uso da luz e sua fluidez de pinceladas são tipicamente impressionistas. A tela da pintura era única, pois nenhum artista antes de Renoir criou uma imagem capturando um aspecto da vida cotidiana com tamanha magnitude.

Bal du Le Moulin da Galette é uma das obras mais famosas do impressionismo e foi descrito como “a pintura mais bonita do século XIX”. Em fevereiro de 2016, uma versão menor dessa pintura de Renoir ocupa o 13º lugar na lista corrigida pela inflação das pinturas mais caras já vendidas.


Veja também:



Fontes

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

View Comments

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

21 minutos ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

24 horas ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

24 horas ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago